Entenda a importância da massagem para bebês

Muitos bebês não conseguem dormir direito ou ficam distantes das mamães. A massagem é uma forma de solucionar esses problemas. […]

Por Redacao em 27/10/2011

Cuidar do bebê com muito amor e carinho é uma prática recorrente feita pela maioria das mães. Uma forma de se aproximar mais da criança é fazendo massagem, mais conhecida como Shantala, uma técnica que foi criada na Índia e muito difundida no Brasil. É fácil, fácil de fazer e o que mais precisa é só ter cuidado. A importância dela é fantástica.

A massagem para bebê deve ser feita naqueles que tenham mais de um mês, a importância disso é porque de acordo com os conhecimentos antigos, antes dessa fase a criança ainda está com seus pontos de energia abertos, mais conhecidos como chakra, então é preciso esperar essa etapa da vida passar para que o bebê possa receber a massagem.

Para fazer a massagem no bebê, é preciso ter alguns cuidados, inclusive, seguir algumas regrinhas na ordem certa para não ter grandes dificuldades. Um primeiro passo é estabelecer um horário, uma rotina para que a criança comece a perceber que receberá aquele carinho naquele momento, diariamente. O mais indicado é que a massagem seja realizada à noite, pois sabe-se que logo, logo, ele vai dormir tranquilamente. Esse é um ponto de extrema importância, pois há crianças que têm grande dificuldade de sono.

 

Marcado o horário, o próximo passo a ser dado é escolher um óleo que vai ser usado no corpo da criança, ele pode ser de uva, amêndoa, coco, girassol. O único que não pode entrar na massagem do bebê é o óleo mineral. Dessa forma, a mamãe ou o responsável pelo pequeno deve saber que o mais indicado a ser usado é o óleo vegetal.

Comece a massagear o bebê com o óleo de forma que aquele momento torne-se único, mas como isso pode ser feito? Quem estiver fazendo a massagem deve olhar nos olhos da criança, ter sua atenção voltada a ela, não pode ficar conversando com outros, gritando no ouvido do neném, vendo televisão. Ao contrário: a importância do ato está exatamente no momento em que responsável está ali. Ele  deve conversar com a criancinha, fazer muito carinho, massagem e deixar o ambiente bem tranquilo. Uma musiquinha ao fundo, bem baixinha, também é indicada.

Mas quais são os benefícios disso tudo? O que o bebê ganha com a massagem? A criança ganha mais paz, mais calma, fica menos agitada. Também sente-se mais segura, sabe que dali a pouco vai receber alimentação e dormir.

Top