sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 09:56:43
MundodasTribos

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM, vai ter a sua primeira versão digital nesse ano de 2021. Será uma versão piloto aplicada para poucos candidatos, mas o intuito do INEP é que até o ano de 2026, toda a prova seja digital.

É um novo formato que visa aprimorar a aplicação do exame em todo o país. A seguir, entenda melhor como vai funcionar.

O que este artigo aborda:

O que é o ENEM Digital?

O ENEM Digital nada mais é do que a prova sendo aplicada de maneira digital, através de um computador. A primeira edição acontecerá agora em 2021, de uma forma piloto para apenas 96 mil candidatos.

A prova será aplicada por um computador e os estudantes não poderão acessar o Google. Apesar de ser digital, os candidatos terão que comparecer presencialmente no local da prova para usarem os computadores disponíveis e responder às questões. Mesmo com as questões sendo no digital, a redação ainda será feita diretamente no papel.

Nada mais é do que um teste para o INEP ver como se sai o ENEM Digital e fazer melhorias para a implantação total da modalidade.

Quando será aplicada a prova do ENEM Digital?

A prova do ENEM Digital está prevista para ser aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, enquanto que o ENEM impresso já aconteceu, nos fins de semana dos dias 17 e 24 de janeiro.

As provas digitais vão ser aplicadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que foram testadas pelo próprio INEP. Os computadores disponibilizados permitirão aos alunos acessarem somente à prova, evitando que tentem acessar a internet ou qualquer outro arquivo do computador.

Como vai ser feita a prova do ENEM Digital?

A prova do ENEM Digital será realizada através de um computador que dará aos estudantes acesso somente à prova. Os estudantes devem comparecer no local da prova e responderem às questões pelo computador.

Somente a redação será feita no papel, por isso é necessário levar caneta esferográfica de tubo transparente na cor preta. Os participantes ainda vão receber algumas folhas de rascunho para que possam fazer os cálculos da prova de Matemática e de Ciências da Natureza. Não haverá folhas de resposta, todos os itens devem ser marcados pelo computador.

Como vai ser a correção das provas?

A prova do ENEM, tanto a impressa quanto a digital, faz uso do sistema de correção baseado na chamada teoria de reposta ao item, portanto, as duas possuem o mesmo nível de dificuldade. Tudo indica que as provas serão corrigidas por professores, assim como as provas impressas.

Como vai ser a divulgação dos resultados?

O INEP vai divulgar os resultados do ENEM Digital nos próximos meses, provavelmente após a divulgação dos resultados do ENEM impresso. Os inscritos na versão digital, devem seguir todas as instruções do órgão para que possam ter acesso ao resultado.

Os estudantes que realizarem a prova digital poderão usar a nota obtida para concorrer às mesmas vagas dos demais, através do SISU.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

bety

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Cursos Profissionalizantes Gratuitos no CEAT 2010

Cursos Profissionalizantes Gratuitos no CEAT 2010

Programa de Estágio Grupo Boticário 2013

Programa de Estágio Grupo Boticário 2013

Faculdade de Arquitetura Mais Barata

Faculdade de Arquitetura Mais Barata

Concurso Tribunal de Contas DF: edital, inscrições

Concurso Tribunal de Contas DF: edital, inscrições

Curso gratuito de agente comunitário, Nova Iguaçu 2012

Curso gratuito de agente comunitário, Nova Iguaçu 2012

Vagas para curso gratuito de mandarim 2013

Vagas para curso gratuito de mandarim 2013