ENEM Digital 2021 | Entenda como vai Funcionar

ENEM Digital 2021 | Entenda como vai Funcionar

ENEM Digital 2021 | Entenda como vai Funcionar

bety 14/06/2021 Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM, vai ter a sua primeira versão digital nesse ano de 2021. Será uma versão piloto aplicada para poucos candidatos, mas o intuito do INEP é que até o ano de 2026, toda a prova seja digital.

É um novo formato que visa aprimorar a aplicação do exame em todo o país. A seguir, entenda melhor como vai funcionar.

O que é o ENEM Digital?

O ENEM Digital nada mais é do que a prova sendo aplicada de maneira digital, através de um computador. A primeira edição acontecerá agora em 2021, de uma forma piloto para apenas 96 mil candidatos.

A prova será aplicada por um computador e os estudantes não poderão acessar o Google. Apesar de ser digital, os candidatos terão que comparecer presencialmente no local da prova para usarem os computadores disponíveis e responder às questões. Mesmo com as questões sendo no digital, a redação ainda será feita diretamente no papel.

Nada mais é do que um teste para o INEP ver como se sai o ENEM Digital e fazer melhorias para a implantação total da modalidade.

Quando será aplicada a prova do ENEM Digital?

A prova do ENEM Digital está prevista para ser aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, enquanto que o ENEM impresso já aconteceu, nos fins de semana dos dias 17 e 24 de janeiro.

As provas digitais vão ser aplicadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que foram testadas pelo próprio INEP. Os computadores disponibilizados permitirão aos alunos acessarem somente à prova, evitando que tentem acessar a internet ou qualquer outro arquivo do computador.

Como vai ser feita a prova do ENEM Digital?

A prova do ENEM Digital será realizada através de um computador que dará aos estudantes acesso somente à prova. Os estudantes devem comparecer no local da prova e responderem às questões pelo computador.

Somente a redação será feita no papel, por isso é necessário levar caneta esferográfica de tubo transparente na cor preta. Os participantes ainda vão receber algumas folhas de rascunho para que possam fazer os cálculos da prova de Matemática e de Ciências da Natureza. Não haverá folhas de resposta, todos os itens devem ser marcados pelo computador.

Como vai ser a correção das provas?

A prova do ENEM, tanto a impressa quanto a digital, faz uso do sistema de correção baseado na chamada teoria de reposta ao item, portanto, as duas possuem o mesmo nível de dificuldade. Tudo indica que as provas serão corrigidas por professores, assim como as provas impressas.

Como vai ser a divulgação dos resultados?

O INEP vai divulgar os resultados do ENEM Digital nos próximos meses, provavelmente após a divulgação dos resultados do ENEM impresso. Os inscritos na versão digital, devem seguir todas as instruções do órgão para que possam ter acesso ao resultado.

Os estudantes que realizarem a prova digital poderão usar a nota obtida para concorrer às mesmas vagas dos demais, através do SISU.

Outros artigos

Vestibulares 2015 cursos e inscrições

12/11/2014

Vestibulares 2015 cursos e inscrições

Procurando informações sobre vestibulares 2015 cursos e inscrições? Então, não deixe de ler a matéria a seguir, que preparamos especialmente para quem pretende ingre...

Erros na maquiagem definitiva

19/03/2013

Erros na maquiagem definitiva

Que mulher nunca imaginou acordar toda maquiada e elegante, prontinha para sair? Com a maquiagem definitiva isso é possível. Além de economizar um bom tempo do dia, ...