Enem 2016: Provas e simulação para estudar

Saiba mais sobre Enem 2016: Provas e simulação para estudar. O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado apenas no próximo semestre, mas muitos…

Saiba mais sobre Enem 2016: Provas e simulação para estudar. O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado apenas no próximo semestre, mas muitos estudantes já iniciaram a preparação para a prova. Uma forma de estudar é resolvendo as questões de provas anteriores e participando de simulados.

Enem 2016: Provas e simulação para estudar. (Foto Ilustrativa)

Enem 2016: Provas e simulação para estudar. (Foto Ilustrativa)

O Enem faz parte da educação brasileira desde 1998. A princípio, ele tinha como propósito avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras. Em 2009, ele passou por uma verdadeira restruturação. O processo seletivo passou a ser composto por 180 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Leia mais: Apostila grátis para o ENEM

Hoje, o Enem não serve apenas para medir a qualidade da educação. Na verdade, a nota deste processo seletivo ajuda a conquistar vagas em universidades públicas pelo Sisu, bolsas de estudo pelo Prouni ou créditos estudantis pelo Fies. Ou seja, o exame é a “porta de entrada” para a faculdade.

Enem 2016: Provas e simulação para estudar

A internet pode ser de grande ajuda na hora de se preparar para o Enem. (Foto Ilustrativa)

A internet pode ser de grande ajuda na hora de se preparar para o Enem. (Foto Ilustrativa)

Selecionamos sites que ajudam na preparação para o Enem 2016: provas e simulação para estudar. Veja:

Portal INEP

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reúne em sua página oficial as provas anteriores e os respectivos gabaritos do Enem. É possível encontrar todos os cadernos, do período de 2008 à 2015. Clique no link do seu interesse e faça o download do material em PDF.

Geekie Games

Se você está querendo se preparar para o Enem de forma interativa, então acesse o site Geekie Games. Essa plataforma online proporciona um aprendizado adaptativo, que varia de acordo com o nível de proficiência de cada estudante.  Com essa ferramenta, o estudante tem condições de criar um plano de estudo personalizado e acessar diversas aulas online.

Leia Também:  Como revisar conteúdos para o ENEM 2016

Saiba mais: Enem 2016: Provas, Dicas, edital

Mande Bem no Enem

O site Mande Bem no Enem reúne mais de 40 videoaulas que ajudam os estudantes a se preparar para o exame. O conteúdo é dividido em cinco áreas (Natureza, Números, Cultura, Comunicação e Letras). Na página, também é possível acessar textos complementares para estudar.

Vale a pena refazer as questões de provas anteriores. (Foto Ilustrativa)

Vale a pena refazer as questões de provas anteriores. (Foto Ilustrativa)

Guia do Estudante

O site Guia do Estudante, da Abril, disponibiliza um simulado online completo, elaborado em parceria com a Evolucional. O conteúdo é composto por 180 questões, assim como o Enem de verdade. As datas para as provas de 2016 ainda não foram definidas.

Veja também: 10 benefícios das notas do Enem

Agora você já tem boas dicas para o Enem 2016: provas e simulação para estudar. Aproveite os materiais disponíveis na internet e as ferramentas interativas para potencializar os estudos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Top