Enem 2015: como é avaliada a redação e como se preparar

Leia agora todas as informações sobre o Enem 2015: como é avaliada a redação e como se preparar para esta prova que compõe a…

Leia agora todas as informações sobre o Enem 2015: como é avaliada a redação e como se preparar para esta prova que compõe a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado todos os anos no país. Neste ano, a avaliação será realizada nos dias 24 e 25 de outubro.

 

Enem 2015 como é avaliada a redação e como se preparar (Foto Ilustrativa)

Enem 2015: como é avaliada a redação e como se preparar

A redação do Enem deve ser feita com muita atenção, ela vale 1.000 pontos e é avaliada pela banca examinadora de acordo com cinco competências. Por esta razão, é fundamental que, você que vai fazer o Enem neste ano, saiba os critérios de correção e treine bastante observando cada um deles.

Cada competência vale 200 pontos e a redação representa 20% da nota final do Enem, valores que podem fazer muita diferença na disputa de uma vaga.

Leia mais: Novas regras de redação enem 2015

Enem 2015: como é avaliada a redação

 

A redação do Enem será avaliada em cinco competências (Imagem Ilustrativa)

A redação do Enem será avaliada de acordo com cinco competências que correspondem à trajetória acadêmica:

Saiba mais: Como fazer grupos de estudo para o enem

1-    Domínio da normal padrão da língua escrita: nesta competência será avaliada a escrita formal, ortografia, acentuação, entre outros.

2-    Compreensão da proposta e escrita de um texto dissertativo: este critério avalia a escrita de um texto dissertativo-argumentativo, é necessária a apresentação de um raciocínio e defesa de um ponto de vista. A redação precisa ser estruturada com uma introdução, desenvolvimento do tema e uma conclusão. Deve-se atentar para não fugir do tema. 

Leia Também:  Feira do Estudante de 2016

3-    Defender um ponto de vista e argumentar bem: esta competência avalia a capacidade do aluno selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões, informações e estruturar seus argumentos de defesa.

4-    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos: para muitos este é a competência mais difícil. É avaliada a estrutura dos parágrafos, orações, frases, a relação que os parágrafos se estabelecem entre si, ou seja, como o texto foi estruturado e apresenta a argumentação.

5-    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado: é preciso sugerir ideias que vão de encontro aos direitos humanos, ou seja, soluções possíveis para a resolução da temática.

 

Enem 2015: como se preparar

 

Para garantir sucesso na redação é importante estar bem informado (Imagem Ilustrativa)

É preciso se preparar para a redação do Enem 2015. Os professores indicam a leitura de provas anteriores que obtiveram nota máxima, observando a estrutura que o candidato utilizou na construção do texto. Assim como, as ideias e argumentos.

É necessário refazer essas provas simulando como no dia real. É importante não ter preguiça e escrever e reescrever várias vezes.

Os temas da redação do Enem 2015 são assuntos atuais e polêmicos, então é importante estar muito bem informado para ser mais fácil de desenvolver a redação e apresentar um argumento de impacto e útil.

É fundamental lembrar que a redação consiste no conjunto de todas as disciplinas.

 

A redação equivale a 20% da nota do Enem (Foto Ilustrativa)

Agora você já sabe sobre o Enem 2015: como é avaliada a redação e como se preparar para os dias de prova. O importante é manter a calma e se dedicar porque uma boa nota pode garantir o seu sucesso no exame. Apesar de a redação compor 20% da nota, um zero por eliminar as chances de conquistas uma vaga na universidade.

Leia Também:  Fim do vestibular UFMG

 

Top