Como fazer grupos de estudo para o ENEM 2015

PUBLICIDADE

Como fazer grupos de estudo para o ENEM 2015? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que já começaram a preparação para o exame. Nessa matéria iremos apresentar algumas dicas úteis para você montar o seu grupo e melhorar a maratona de estudos.

Como fazer grupos de estudo para o ENEM 2015. (Foto Ilustrativa)

Existem diversas maneiras de se preparar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), como estudar sozinho, usando apostilas e materiais encontrados na internet, ou fazer um cursinho preparatório, por exemplo.

Outra forma muito comum de se preparar para as provas do exame, que neste ano serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, é através dos grupos de estudo. Você pode reunir amigos que podem se ajudar mutuamente a ficar por dentro de todas as matérias cobradas nos testes.

PUBLICIDADE

Saiba mais: 10 dicas para aumentar a produtividade nos estudos

Como fazer grupos de estudo para o ENEM 2015

O método de estudar em grupo traz uma série de vantagens para todos os participantes, como a possibilidade de trocar informações e experiências, facilitando uma maior compreensão de determinados conteúdos e permitindo mais rapidez no esclarecimento de dúvidas.

Estudar em grupo é ótimo para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. (Foto Ilustrativa)

Se você quer fazer grupos de estudo para o ENEM 2015 e aproveitar todas as vantagens que esse método oferece, deve tomar alguns cuidados básicos para que tudo funcione bem e o processo seja eficiente.

Confira a seguir dicas de como fazer grupos de estudo para o ENEM 2015:

Escolha dos participantes

Para começar, escolha pessoas com perfis diferentes, para que o grupo tenha uma variedade de habilidades e talentos, mesclando pessoas criativas, pessoas com capacidade para identificar várias faces de um problema, pessoas boas em tomar nota e pessoas mais críticas e analíticas, por exemplo.

Lembre-se: no máximo seis participantes. (Foto Ilustrativa)

Número de integrantes

Com relação à quantidade de integrantes, o ideal é variar entre três e seis pessoas, para que não fique muito bagunçado. Ainda nessa linha, é fundamental criar algumas regras para não perder o foco, pois o objetivo do grupo é estudar para o ENEM 2015. Assim, evite conversas paralelas e discussões sobre outros assuntos.

PUBLICIDADE

Veja também: Como conseguir bolsas de estudo com o ENEM

Reuniões regulares

O grupo de estudo ENEM 2015 deve ter reuniões regulares, em dias e horários pré-definidos, começando, de preferência, com uma boa antecedência para as datas do exame, pois assim é possível estudar com mais tranquilidade e evitar o acúmulo de matérias.

Local para se reunir

A escolha do local para os encontros é algo fundamental. (Foto Ilustrativa)

O local de reunião dos colegas de estudo deve ser tranquilo e agradável, ficando longe de barulhos e outros tipos de perturbações que possam distrair os estudantes. Durante o encontro, evite ficar mexendo no celular e usando tablets e computadores (se for o caso) para outras finalidades.

Metas e prazos

Algo que também pode ajudar o grupo a tirar o melhor proveito da reunião é estabelecer metas e prazos para o estudo de cada matéria e tema, criando um cronograma para ser seguido com regularidade.

Leia mais: Dicas de como estudar para o Enem

Agora que você já sabe como fazer grupos de estudo para o ENEM 2015, aproveite essa modalidade para ampliar os seus conhecimentos e compartilhar experiências. No mais, continue acompanhando as postagens do Mundo das Tribos, pois temos várias matérias com dicas de estudo e preparação para o Enem.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.