Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país

Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país. O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos grandes responsáveis pelo ingresso de…

Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país. O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos grandes responsáveis pelo ingresso de brasileiros no ensino superior. A nota na avaliação é usada, sobretudo, na disputa de vagas do Sisu e por bolsas do Prouni.

Milhares de estudantes entram na faculdade com a ajuda do Enem. (Foto Ilustrativa)

Milhares de estudantes entram na faculdade com a ajuda do Enem. (Foto Ilustrativa)

A notícia de que o Enem é responsável pelo ingresso de 1/5 dos brasileiros foi extraída do Censo da Educação Superior de 2014. De acordo com o levantamento, o número de brasileiros que entram na faculdade com o exame cresce a cada ano. Em 2010, eram 244.362 ingressantes com o Enem, o que representava apenas 13,6%. Com a consolidação do Sisu, esse porcentual subiu para 21,2% em 2013.

Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país

De acordo com informações do último Censo da Educação Superior, realizado em 2014, o Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país. Há dois anos, a prova foi usada por 525.482 estudantes, de um total de 2.383.110, como forma de ingresso na faculdade. Esse número, em porcentagem, representa 22% dos novos alunos.

A importância do Enem aumenta a cada ano

Dos 525.482 estudantes que ingressam na universidade com o Enem, 219.479 conseguiram aprovação em instituições públicas de ensino superior. A maior parte dos universitários (306.003), por sua vez, usou a nota no exame para conseguir bolsa de estudo em uma universidade particular.

Graças ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as instituições federais lideram o número de vagas ocupadas com a nota do Enem. Cerca de 202.649 universitários ingressaram através da prova, o que representa 65% do total.

Dos novos alunos de 2014, 22% ingressaram com o Enem. (Foto Ilustrativa)

Dos novos alunos de 2014, 22% ingressaram com o Enem. (Foto Ilustrativa)

A importância do Enem está aumentando, mas o vestibular tradicional ainda continua sendo a principal forma de ingresso no ensino superior, selecionando 1.669.161 estudantes. O número de universitários que ingressam com avaliações seriadas é de 12.538.

Continuar Lendo  Diferenças entre Sisu, Prouni e FIES - Como funciona? Qual usar?

Entre as universidades públicas, o Enem tem se tornado cada vez mais relevante na seleção de novos alunos. Já entre as instituições privadas, o exame ainda desempenha papel pouco expressivo. A nota no exame facilitou o ingresso de apenas 16,3% do total de estudantes em 2014.

A importância do Enem no ingresso de novos estudantes tem aumentado a cada ano. (Foto Ilustrativa)

A importância do Enem no ingresso de novos estudantes tem aumentado a cada ano. (Foto Ilustrativa)

Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país e esse número tende a aumentar nos próximos anos. A participação só não é maior porque muitas instituições de ensino superior não querem ficar dependentes do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio. Elas preferem adotar a própria data de vestibular e matrícula para não atrasar o ano letivo.

 

Top