Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Com a grande quantidade de faculdades particulares abertas todos os anos no Brasil surgiu uma preocupação: toda esta quantidade tem sido acompanhada da qualidade?…

Com a grande quantidade de faculdades particulares abertas todos os anos no Brasil surgiu uma preocupação: toda esta quantidade tem sido acompanhada da qualidade? E para obter uma resposta precisa sobre isto é que o Ministério da Educação e da Cultura (MEC) desenvolveu um sistema de avaliação que precisa, com eficiência, se toda esta multiplicação de unidades de ensino superior particular tem se transformado em profissionais lançados no mercado com foco na pesquisa e no desenvolevimento do lugar onde esteja.

Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Foto: Exame/Abril)

Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Foto: Exame/Abril)

Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

O nome desta sistema avaliativo é o Exame Naciona de Desempenho de Estudantes (Enade). O Enade que está ligado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), consiste em aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em comparação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. Ainda sem data pra 2016, sabe-se que o exame passará por mudanças, de acordo com o anúncio do ministro da educação, Aloizo Mercadante. Entre as mudanças do exame estão a inserção da nota da avaliação no currículo do aluno, o que poderá ser usado para acesso à pós-graduação.

Leia mais informações sobre: O que é e para que serve o Enade

Como funciona o programa

O programa Enade é feito por amostragem e a participação no Exame ficará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Universidades são avaliadas por meio desta prova  (Foto: Exame/Abril)

Universidades são avaliadas por meio desta prova (Foto: Exame/Abril)

A primeira amostragem do Enade aconteceu no dia 7 de novembro de 2005. Do total de 156 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento, 90,16% participaram do Exame. Essa proposta vêm obtendo bons resultados, não deixe de participar!

Avaliação do aluno e da universidade

E têm muitas faculdade de todas as partes do Brasil realmente comparecendo as provas do Ebade que são sempre marcadas com a máxima antecedência para que as faculdades preparem seus alunos para o processo avaliativo. O problema é que o resultado não tem sido em nada satisfatório para boa parte destas unidades de ensino.

As notas do Enade, que variam entre 2 e 5, sendo que 5 equivale a um 10 e a nota 2 a um zero praticamente, não têm sido muito boas para mais de 80% destas faculdades particulares, o que significa que o processo educativo anda comprometido no quesito ensino. O que isso representa? Um atrofiamente para a educação do Brasil que não prepara verdadeiros profissionais, devidamente qualificados para o mercado de trabalho.

Estudantes são avaliados também pela prova  (Foto: Exame/Abril)

Estudantes são avaliados também pela prova (Foto: Exame/Abril)

Pelo Enade, estão nas faculdades particulares  do Norte/Nordeste as que possuem pior desempenho no Enade enquanto fica no Sul/Sudeste as que estão com ótimas notas. Sem esquecer que ainda estão nas universidades públicas do Brasil, como as federais, as que tiram notas 5 nas provas do Enade.

Leia mais informações sobre: Cursos de administração com as melhores notas no Enade

Dica para escolher sua universidade

Na hora de escolher qual as faculdades aprovadas pelo Enade é bom levar em consideração que estas sim estão habilitadas a lhe receber como aluno, uma vez que você não quer pagar caro para ter uma formatura que não lhe leve para lugar nenhum no mercado de trabalho.

Mudanças vão ocorrer neste ano no sistema do Enade  (Foto: Exame/Abril)

Mudanças vão ocorrer neste ano no sistema do Enade (Foto: Exame/Abril)

Nunca esqueça de que se trata do seu futuro escolher as melhores faculdades privadas para estudar. Ela vai ser uma porta de entrada para que você consiga ter um bom emprego e até mesmo tomar uma iniciativa pela vida de pesquisa ue é tão necessáriapara o desenvolvimento do Brasil.

Top