O que é e para que serve o Enade

O que é e para que serve o Enade

O que é e para que serve o Enade? Essas dúvidas são comuns a milhares de estudantes universitários, de todo o Brasil, matriculados nos…

Por Andre em 25/12/2014

O que é e para que serve o Enade? Essas dúvidas são comuns a milhares de estudantes universitários, de todo o Brasil, matriculados nos cursos superiores das mais variadas áreas do conhecimento.

O que é e como participar do Enade (Foto Ilustrativa)

Lançado em 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos superiores em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de cada habilitação.

Além disso, o exame, realizado anualmente, também avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e ainda o nível de conhecimentos do estudante em relação aos acontecimentos atuais, no Brasil e no exterior.

Melhores cursos superiores para conseguir emprego

Melhores cursos técnicos para arrumar emprego em 2015

O que é e para que serve o Enade

O curso de Arquitetura e Urbanismo foi um dos avaliados no Enade 2014 (Foto Ilustrativa)

Ou seja, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes faz uma avaliação geral dos universitários que, em breve, estarão saindo do mundo acadêmico e ingressando no mercado de trabalho, verificando, indiretamente, a qualidade do ensino oferecido pela instituição em que o participante estuda.

A cada ano, o Enade avalia um grupo diferente de cursos superiores. Na edição 2014 do exame, por exemplo, foram convocados alunos de 33 graduações, abrangendo as áreas de ciências exatas, licenciatura e graduação tecnológica.

Alunos de licenciatura em Ciências Biológicas também participaram do exame mais recente (Foto Ilustrativa)

Realizado em novembro, o Enade 2014 teve a participação de alunos de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias (várias habilitações), Sistema de Informação, Educação Física, Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Música, Redes de Computadores e Automação Industrial, entre outros.

Participam do exame os alunos dos cursos escolhidos para serem avaliados naquela edição, que ingressaram no ensino superior naquele ano ou que estiverem próximos da conclusão do curso (nesse ano, os formandos do segundo semestre de 2014 e do primeiro semestre de 2015).

Como participar do Enade

O Enade é realizado uma vez ao ano, em todo o Brasil (Foto Ilustrativa)

Para participar do exame, é preciso cumprir os requisitos citados acima, sendo que a inscrição do aluno é de responsabilidade da universidade. Vale lembrar que os estudantes convocados são obrigados a participar do Enade.

Ainda com dúvidas sobre como participar do Enade ou querendo saber mais sobre o exame? Então, acesse o site oficial do Enade ou ligue para o telefone 0800-616161 (Ministério da Educação). Outra opção é procurar a coordenação do seu curso, na universidade.

Top