Enade 2012: como justificar ausência

Enade 2012: como justificar ausência

No último domingo (25) foi aplicado o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em todo o país. Nesta edição de 2012, 587.351 pessoas…

Por Isabella Moretti em 27/11/2012

No último domingo (25) foi aplicado o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em todo o país. Nesta edição de 2012, 587.351 pessoas estavam habilitadas para participar da prova, porém 118.056 não compareceram ao exame, o equivalente a 20,1% do total de convocados.

O Enade 2012 aconteceu no último domingo (25). (Foto:Divulgação)

Prova do Enade 2012

Os cursos de bacharelado que participaram do Enade 2012 foram: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Cursos superiores de tecnologia também foram avaliados este ano, isto é, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Marketing e Processos Gerenciais.

Nesta edição do exame, o curso com o maior número de faltosos foi o de Tecnologia em Marketing, com 31% de abstenção. Já a graduação com o menor número de alunos ausentes foi Psicologia, com 11,2%.

O Enade é um componente obrigatório no currículo e a ausência do estudante em casos de convocação pode impedir a conclusão regular do curso. No dia 28 de novembro o INEP vai divulgar em seu site as provas e gabaritos. A partir de 25 de dezembro, estará disponível o acesso ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012, assim as instituições podem elaborar os históricos dos seus alunos.

Veja também: Manual do Enade 2012

20,1% dos estudantes convocados não compareceram ao Enade. (Foto:Divulgação)

Como justificar a ausência no Enade?

Os estudantes que não cumpriram com a obrigação de fazer o Enade 2012, ou seja, não assinaram a lista de presença e nem o cartão de resposta, ficam em situação irregular com o Exame e não podem concluir o curso de graduação.

As pessoas que fazem parte dos 20,1% daqueles que foram convocados e não fizeram o Enade devem justificar a ausência. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estabelece um prazo para que os candidatos elaborem a justificativa para explicar o fato de não ter comparecido à prova.

Neste ano, o procedimento para justificar a ausência no Enade 2012 deve seguir as mesmas etapas de 2011. O estudante deve fazer o pedido junto a sua instituição de ensino e apresentar a justificativa que o levou a não comparecer ao exame. Cabe a universidade avaliar o caso e fazer o registro no site do INEP, dentro do prazo estipulado.

O INEP normalmente concede um prazo para justificar a ausência. (Foto:Divulgação)

Se o pedido do graduando for negado pela instituição, ele pode solicitar a dispensa diretamente no site do INEP. No Enade 2011, o prazo concedido para justificar ausência foi de 6 a 20 de fevereiro. Nesta edição, o prazo ainda não foi divulgado.

Para mais informações acesse o Portal INEP.

Leia mais: Enade 2012: orientações aos estudantes

Top