Ecoturismo na Europa: lugares, dicas

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é uma atividade que usa de maneira sustentável o patrimônio cultural e natural, estimulando a conservação e…

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é uma atividade que usa de maneira sustentável o patrimônio cultural e natural, estimulando a conservação e a criação de uma consciência ambientalista. No mundo todo é o segmento do turismo que mais cresce, entre 15 e 25% anualmente. Além disso, a Organização Mundial de Turismo (OMT) tem estimativas que apontam que 10% dos turistas de todo o planeta buscam o ecoturismo. No continente europeu há diversos países e locais para se praticar o ecoturismo. Confira algumas opções:

Região de Úmbria, na Itália (Foto: divulgação)

 

Parques na Itália

É na Itália que se localiza a Úmbria, uma região com parques naturais de beleza exuberante. Quem quiser passear pode escolher entre o Parque Fluvial do Nera e o Parque do Monte Subasio, ou o de Monte Cucco e o Parque de Colfiorito. Outras opções são o Parque Fluvial do Tevere, o Parque Nacional dos Montes Sibillinos, o de Trasimeno, a Selva de Meana e o Monte Peglia. Entre esses locais, há alguns que se localizam perto de montanhas ou colinas o que os tornam ótimas alternativas para quem quer descansar em meio à natureza. Para quem deseja praticar um exercício ou uma atividade esportiva, a cavalgada, o ciclismo, a pescaria e a caminhada são opções.

Cidade sobre o Monte Subasio (Foto: divulgação)

 

Hotel sustentável na Suécia

A Suécia conta com uma opção de hotel sustentável, o Treehotel, construído por meio de ações sustentáveis e com o uso de materiais condizentes com a preocupação ambiental. O hotel proporciona aos hóspedes a possibilidade de se sentir integrado à natureza, porém suas suítes primam pelo conforto e todos os ambientes possuem um design moderno. Os quartos ficam localizados dentro da floresta, que por sua vez, está no entorno da vila de Harads, que possui apenas cerca de 600 moradores.

Continuar Lendo  Cabelos Longos Inverno 2011

 

Mas, quem imagina que vai ficar isolado, está enganado, já que a hospedagem está próxima de lojas, clubes, restaurantes e até uma igreja. Quem curte o frio, e quiser ir durante o inverno, pode se deliciar com a paisagem coberta de neve, mas se a opção for pelo verão, trilhas, canoagem, ciclismo e tour pela floresta, são atividades oferecidas pelo hotel.

Leia mais: Roteiros de Ecoturismo pelo Brasil

Pousadas com Ecoturismo no Brasil

Top