Dieta para tratar a hepatite

As pessoas que sofrem hepatite devem adotar uma dieta alimentar saudável, independente do quadro clínico que apresenta, para ajudar na reconstituição das células do…

Por Editorial MDT em 18/02/2013

As pessoas que sofrem hepatite devem adotar uma dieta alimentar saudável, independente do quadro clínico que apresenta, para ajudar na reconstituição das células do fígado que foram danificadas. Saiba mais sobre a dieta para tratar a hepatite.

Adote alimentos saudáveis no tratamento da hepatite. (Foto: divulgação)

Hepatite e alimentação

Atualmente, as doenças não são tratadas somente com remédios. Pesquisas tem comprovado que é essencial mudar também os hábitos alimentares para eficácia do tratamento de várias delas. A alimentação tem papel essencial em várias situações, principalmente no tratamento de doenças como hepatite e outros problemas no fígado.

O objetivo da dieta para tratamento da hepatite não é perder peso e sim fornecer a quantidade correta de calorias para o organismo, controlar o consumo de proteínas e prevenir a obesidade. Sendo assim, o paciente consegue manter um equilíbrio entre os fluídos e eletrólitos do seu corpo, favorecendo para os resultados dos medicamentos.A dieta para tratar a hepatite se difere das dietas por não proibir somente a ingestão, e sim reduzir as quantidades e até proibir alguns alimentos.

Veja também hepatite B, causas e tratamento 

Alimentos para tratar a hepatite

1. Entre os alimentos consumidos, existem os grandes aliados do tratamento da hepatite como alcachofra, aveia, cebola, maçã, pera e alho;

2. As frutas secas, leguminosas e cereais integrais também estão liberadas;

3. O abacaxi, banana, maga, ameixa, tangerina, pêssego, limão, laranja, damasco, melão, uva e morango são excelentes frutas para serem consumidas por quem tem hepatite;

4. Verduras e legumes como repolho, pepino, aspargo, alface, chicória, feijão verde, cevada, milho, espinafre e azeitona são ótimas opções.

A hepatite prejudica o fígado. (Foto: divulgação).

Alimentos que são proibidos no tratamento da hepatite

1. Os alimentos ricos em sal como sopas industrializadas e conservas, maionese e embutidos não devem ser consumidos;

2. As bebidas alcoólicas e refrigerantes são proibidas, pois atuam diretamente no fígado;

3.  As gorduras presentes em carnes vermelhas, leite e derivados e enlatados;

4. Frituras ou alimentos pré-cozidos;

5. Plantas que podem ser tóxicas para o fígado como chá mate, verbasco, poejo e confrei;

6. O equilíbrio entre as vitaminas também é muito importante, pois os excessos de vitamina A e D são prejudiciais para o fígado.

A alimentação saudável é essencial para trata a hepatite. (Foto: divulgação)

Veja também esclareça as principais dúvidas sobre a hepatite C 

As pessoas que são portadoras de hepatite além de fazer uso de medicamentos devem ficar atentas para sua alimentação. A alimentação precisa ser balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais. Os alimentos gordurosos, ricos em sal e bebidas alcoólicas devem ser excluídos do cardápio.

 

Top