Dachshund: como cuidar, dicas, fotos

Incontestavelmente não existe um ser humano que não se sensibilize ou ainda fique encantado com as capacidades de um determinado animal. Os cães em…

Incontestavelmente não existe um ser humano que não se sensibilize ou ainda fique encantado com as capacidades de um determinado animal. Os cães em especial, além de muito inteligentes, foram domesticados por conta da grande necessidade que o homem tem de companhia e de amigos fiéis ao seu lado para todas as horas.

Entretanto, bem sabemos que alguns cachorros demandam por cuidados diferenciados, principalmente quando o assunto é pedigree. Assim sendo, para você que deseja saber mais sobre o famoso “salsichinha” ou “linguicinha”, vale a pena conferir esta matéria acerca de como cuidar de um Dachshund. Saiba mais:

Conheça algumas peculiaridades do Dachshund (Foto: Divulgação)

Cuidados especiais com o Dachshund

Em uma primeira análise, vale a pena ressaltar o fato de que os Dachshunds são animais baixos, que podem pesar de 7 a 11 kgs em sua fase adulta. Entretanto, muitos cães da raça Dachshund possuem um peso acima desta média, visto que este é um animal com predisposição genética para a obesidade e doenças relacionadas com o sistema endócrino e cardiovascular.

Conheça Obie, o cão Daschshund mais gordo do mundo.

Dachshunds têm mais tendência à obesidade, portanto cuide de seu cãozinho (Foto: Divulgação)

Por esta razão é fundamental selecionar bem os alimentos e horários para oferecer comida ao cão e incentivar as caminhadas, práticas de exercícios e brincadeiras com o pequeno. Consulte um veterinário para solicitar uma dieta controlada com os nutrientes necessários, elaborada a partir de um exame de sangue minucioso sobre sua constituição.

Veja como cuidar da alimentação dos cães.

Doenças mais comuns em Dachshunds

Além da obesidade, outros problemas como hérnia de disco, bico de papagaio, luxação da patela, diabetes e cálculos renais aparecem com mais frequência nesta raça, de modo que se faz necessário manter a rotina do animal saudável em seus aspectos mais abrangentes.

Leve à sério a rotina de seu Dachshund e disponha de uma vida mais saudável ao bichinho (Foto: Divulgação)

Outra doença comum em Dachshund é otite, uma vez que suas orelhas, por serem grandes, cobrem o canal auditivo de forma a propiciar a aparição de bactérias. Por isso, mantenha a higiene de seu cão em dia, limpando 3 vezes por semana suas orelhinhas com um cotonete e principalmente, após uma sessão de banho.

Leia Também:  Aprenda a decorar sua sala de uma forma simples

Confira a seguir algumas fotos de Dachshunds:

Veja mais fotos de cães da raça Dachshund.

Top