Dreadlocks: como cuidar, dicas

PUBLICIDADE

O penteado com dreadlocks já existe há muito tempo e, atualmente, tem sido procurado até mesmo nos salões de beleza. Naturais ou não, eles precisam de cuidados, para que o couro cabeludo não seja prejudicado, bem como para manter a sua higiene. Veja dicas de como cuidar dos dreadlocks.

Dreadlocks devem ser cuidados, para que fiquem limpos e brilhantes (Foto: Divulgação)

Como é feito o dreadlocks

A formação do dreadlocks ou dos dreads ou, simplesmente, dos locks é baseada na ideia de que os fios devem ser deixados, para que se comportem de forma natural, ou seja, eles devem ter a sua vida própria. Para isso, deixa-se de penteá-los. Com o tempo, vão se formando emaranhados de fios, que acabam se enrolando e formando vários locks. Este intervalo costuma durar, em média, de seis a 12 meses. Como se pode perceber, deixar os cabelos livres, até que eles se constituam em dreads, pode ser algo bastante demorado, principalmente para quem tem cabelos lisos. Os fios crespos formam mais facilmente os locks. Por isso, muitas pessoas têm procurado salões de beleza para fazer dreadlocks. Seja qual for a origem do emaranhado, é importante cuidar dos dreads, para que os locks não se desmanchem, não forcem demais o couro cabeludo e não fiquem sujos. Veja como.

É possível fazer dreadlocks em todos os tipos de cabelo (Foto: Divulgação)

Dicas para cuidar de dreadlocks

Lavar dreadlocks é fundamental para que os cabelos fiquem sempre limpos e bem cuidados. Embora muitos adeptos o façam com intervalos de tempo muito longos, é perfeitamente possível manter uma rotina de limpeza, tal como se faz com qualquer outro tipo de cabelo. Há pessoas que lavam os locks, diariamente. Para isso, deve-se aplicar o xampu no couro cabeludo, massageando com cuidado e deixando que o produto escorra nos cabelos. Depois, é só massagear os locks, com muita suavidade, apertando e soltando os emaranhados. Em seguida, deve-se retirar bem o xampu.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas preferem lavar os dreads com sabão neutro, a fim de fiquem limpos, porém não muito hidratados. É que o excesso de hidratante pode desmanchar os locks. Para quem costuma usar pomadas ou gel, mantendo o emaranhado firme, vale a pena usar xampu antirresíduos, ao menos uma vez por semana, retirando os vestígios dos produtos.

Deve-se retirar os fios de um locks que se misturaram a outro locks (Foto: Divulgação)

Toda vez que os cabelos forem lavados, é preciso secar os dreadlocks, para que eles não fiquem úmidos, acumulando fungos e ficando mal cheirosos. Retire o excesso de água, apertando os locks entre a toalha. Em seguida, use o secador, de preferência com jato frio. Se optar pelo jato quente, aposte num protetor térmico, que evita o ressecamento excessivo dos cabelos.

Finalmente, verifique sempre se os fios de um lock não estão se misturando aos de outro. Enrole-os com as mãos, a fim de que os dreads se mantenham alinhados.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.