Tratamento caseiro para Pedras no rim

Os cálculos renais são problemas que se desenvolvem a partir dos sais minerais encontrados na urina, como o oxalato de cálcio, o fosfato e…

Os cálculos renais são problemas que se desenvolvem a partir dos sais minerais encontrados na urina, como o oxalato de cálcio, o fosfato e o ácido úrico. As pedras nos rins causam sintomas bastante incômodos, representados principalmente pela dor de forte intensidade na região lombar. O que muitas pessoas não sabem é que é possível combater a formação desses cálculos e até dissolvê-los com alguns remédios populares. Fique por dentro do assunto e conheça tratamentos caseiros para pedras no rim.

Saiba o que aumenta o risco de desenvolver pedras no rim.

A cólica renal é um problema que cursa com dor intensa. (Foto: divulgação)

A importância de uma boa hidratação

É muito importante que os portadores de cólica renal entendam que, durante as crises, o recomendado é evitar o consumo de água para evitar complicações e piora do quadro clínico. Entretanto, antes ou após o período de crise o portador de urolitíase deve ingerir muita água, a fim de manter o bom funcionamento renal e evitar a formação de novas pedras. O ideal é que sejam ingeridos, diariamente, de 1 a 2 litros de água.

Tratamentos populares

É bastante fácil encontrar receitas populares que prometem aumentar a diurese e prevenir as cólicas renais. Entretanto, é preciso deixar claro que, sozinhas, essas medidas são incapazes de resolver o problema por completo, apesar de proporcionarem alguns benefícios. Receitas de chás a base de cabelo de milho, tomateiro, chapéu de couro e folha de abacateiro são alguns exemplos de receitas sem benefícios comprovados.

É importante tomar cuidado, pois outras receitas caseiras, como por exemplo a mistura de abacaxi com Coca-Cola, água quente com limão, suco de melancia com gengibre, laranja com chá de alpiste e várias outras, além de não ajudarem, ainda podem agravar o problema em indivíduos com cólica renal.

É muito importante beber bastante água nos períodos fora da crise renal. (Foto: divulgação)

Tratamentos caseiros que funcionam

Os tratamentos naturais para pedras no rim com eficácia comprovada por exames clínicos e laboratoriais são:

  • Chá de quebra-pedra

Apesar de não funcionar como a maioria das pessoas acredita, quebrando ou dissolvendo as pedras dos rins, esse chá é capaz de evitar a formação dos cálculos. Por isso deve ser usado como medida preventiva.

  • Rowatinex

Rowatinex é um fitoterápico feito a base de diversas plantas capazes de agir sobre a formação de cálculos por estimular o fluxo urinário e ainda lubrificar o trajeto da urina. Sua ação é comprovada e é uma boa opção de tratamento que pode ser realizado em casa. É preciso lembrar que seu uso não é recomendado para pedras maiores do que 5mm de diâmetro.

Confira 5 formas de evitar pedra no rim.

O chá de quebra-pedra possui eficácia comprovada. (Foto: divulgação)

Apesar de ser grande a lista de receitas caseiras para o tratamento de pedras no rim, pouquíssimos remédios possuem eficácia comprovada e são capazes de ajudar a resolver esse problema. O uso indevido de algumas substâncias pode até acabar agravando a situação.


Top