segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 15:22:22
MundodasTribos

Muitas pessoas possuem o sonho de conhecer outro país, mas ao planejar a viagem, enfrentam a dúvida sobre quais documentos levar. Contudo, aquelas que pretendem conhecer um território estrangeiro dentro da América do Sul vão desfrutar de mais facilidade para providenciar a documentação.

Existe um acordo no MERCOSUL que permite a livre circulação de pessoas pelas fronteiras dos países que integram a América do Sul, exceto Guiana. Desta forma, o brasileiro não precisa solicitar um visto ou tirar passaporte para seguir viagem rumo à Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela, Paraguai, entre outros países vizinhos.

O turista que deseja obter mais informações sobre as viagens dentro da América do Sul deve fazer uma leitura atenta do texto da Decisão CMC N.º 18/08.

Saiba mais: Pacote de viagens Argentina CVC 2012-2013

O que este artigo aborda:

Documentação para viajar para Argentina

Se o turista brasileiro pretende seguir viagem para Buenos Aires ou qualquer outra cidade argentina, ele não precisa enfrentar tanta burocracia para providenciar documentos. O único item obrigatório para viajar é a carteira de identidade (RG).

Muitos brasileiros apresentam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no lugar do RG para comprovar os dados, mas esta substituição não é possível quando se trata de uma viagem internacional dentro da América do Sul. A apresentação da carteira de identidade original é critério obrigatório para conseguir entrar em outro país, como a Argentina.

Para que o RG seja considerado válido, ele precisa estar em bom estado e ter sido expelido até 10 anos atrás. O titular deve ser facilmente reconhecido através da foto, por isso o documento não pode ser tão antigo.

A Argentina costuma ser um país mais tranquilo para conseguir entrar somente com a apresentação do documento de identidade, mas no Peru e na Bolívia os profissionais responsáveis pelas fronteiras são mais implicantes.

Se a permanência na Argentina for de até 90 dias, os brasileiros estão isentos de visto.

Recomendações

A Argentina recebe brasileiros que apresentam o RG, mas alguns equívocos atrapalham a entrada no território portenho. O agente da companhia aérea pode considerar o documento de identidade inválido ou o guarda da fronteira também pode acabar não aceitando o RG. Por isso, é sempre bom fazer viagens internacionais portando um passaporte válido, mesmo se o destino for um país da América do Sul.

O turista menor de idade, além de portar o RG, deve apresentar uma autorização dos pais reconhecida em cartório para conseguir cruzar a fronteira.

Veja também: Viagem com as crianças: quais documentos levar

O conteúdo "Documentos para viajar para Argentina" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em . Conteúdo atualizado em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Tome os sucos que evitam estrias nesse verão

Tome os sucos que evitam estrias nesse verão

Produtos Herbalife Em Promoção

Produtos Herbalife Em Promoção

Pacotes para Bonito – Mato Grosso do Sul

Pacotes para Bonito – Mato Grosso do Sul

Melhores Suplementos para Engordar

Melhores Suplementos para Engordar

Mitos e verdades sobre o mel

Mitos e verdades sobre o mel

Loafer: looks e dicas

Loafer: looks e dicas