Viagem com as crianças: quais documentos levar

A viagem com crianças requer alguns cuidados para que tudo transcorra tranquilamente. Os pais precisam se certificar sobre os itens inclusos na bagagem, devem…

Por Isabella Moretti em 26/04/2012

Mesmo se a criança viajar na companhia dos pais, é necessário apresentar os documentos.

A viagem com crianças requer alguns cuidados para que tudo transcorra tranquilamente. Os pais precisam se certificar sobre os itens inclusos na bagagem, devem portar uma farmacinha e também providenciar algumas opções de diversão para que a criança possa se entreter na viagem. Além de todos estes fatores importantes, também é fundamental estar munido da documentação necessária.

Para que a criança possa viajar de avião, alguns documentos precisam ser apresentados no check-in, independentemente de quem está acompanhando o menor. Muitos pais acabam deixando de pegar o voo porque se esquecem de levar a documentação do filho ou porque consideram a apresentação desnecessária para o embarque.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as regras são estabelecidas para evitar sequestros de crianças e também para reduzir o número de desaparecimentos durante o transporte aéreo. Todas as companhias devem cumprir as recomendações e cobrar os documentos dos passageiros, considerando os cuidados para manter a segurança das crianças.

A Anac declara em seu manual que, para a criança ter uma viagem segura, ela deve contar com um atendimento preferencial da companhia aérea, ou seja, seu embarque e desembarque deve ser realizado antes dos demais passageiros para o menor de idade não se perder do acompanhante.

Documentos para viagens nacionais

Criança sem documentação não embarca por critério de segurança.

Os pais dos passageiros menores de 12 anos devem apresentar a certidão de nascimento ou a carteira de identidade para comprovar a filiação. Os adultos também devem apresentar o RG com foto para confirmar os nomes declarados na certidão. No caso do acompanhante ser um avô, tio ou outro membro da família, é necessário apresentar uma declaração formal comprovando o vínculo e a autorização dos pais.

Documentos para viagens internacionais

Mais documentos são exigidos no voo para o exterior.

Os voos internacionais são mais criteriosos para o embarque e desembarque de crianças, afinal, os riscos de sequestros se revelam bem maiores. Além do RG e certidão de nascimento da criança que comprovam a filiação, existem outros critérios que precisam ser seguidos para conseguir sair do país na companhia de um menor de 12 anos.

No caso da criança viajar com apenas um dos pais, é necessário apresentar uma autorização assinada pelo pai ou a mãe que não irá viajar junto. Lembrando que o documento só se torna válido se for reconhecido em cartório.

A viagem para o exterior com outro parente requer toda a documentação já mencionada acima, mais a declaração de parentesco e a autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude. Para embarcar e desembarcar também é preciso estar munido de visto e passaporte.

 

Top