Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Doces para Festa Junina

Doces para Festa Junina

Por Redacao

Os doces para festa junina fazem muito sucesso e são responsáveis por deixar o mês de junho mais saboroso. Milhares de pessoas resolvem marcar presença nas festividades especialmente por causa dos docinhos apetitosos, preparados a base de milho, amendoim, coco e outros ingredientes caipiras.

Doces para Festa Junina. (Foto: Divulgação)

A festa junina é um evento celebrado há muitos anos no Brasil. Ela chegou ao nosso país juntamente com os colonos portugueses, mas adquiriu características próprias ao entrar em contato com a cultura indígena e africana. Hoje, o evento tem a finalidade de homenagear os santos católicos que fazem aniversário no mês de junho, ou seja, Santo Antônio, São João e São Pedro. A comemoração também celebra as tradições caipiras.

Quando falamos em festa junina, é inevitável não pensar na comilança. Esse evento é marcado por deliciosos pratos típicos, que são comercializados através de barraquinhas. Os salgados tradicionais dessa ocasião fazem sucesso, mas não superam as guloseimas.

Veja também: Comidas típicas para festa junina

Doces para Festa Junina

O curau de milho é um doce típico da festa junina. (Foto: Divulgação)

O principal alimento presente na mesa de festa junina é o milho. Isso porque a colheita de milho é abundante na época do sexto mês do ano. Neste período é comum encontrar, nas “celebrações de São João”, uma considerável diversidade de pratos derivados do cereal.  Doces e salgados podem ser encontrados com grande facilidade, seja em formato de canjica, curau, pamonha, cuscuz, ou simplesmente o milho cozido, a famosa pipoca, salgada ou doce ou bolos e doces de milho.

O milho não é o único ingrediente usado para fazer doces para festa junina. O amendoim também é um alimento que aparece em diversas receitas típicas, como é o caso do amendoim doce, pé-de-moleque, paçoca, entre outros docinhos.

Lista de doces de festa junina

O arroz doce é outra delícia que não pode faltar. (Foto: Divulgação)

Em uma lista, em ordem alfabética, estão os principais doces típicos do período de festa junina, ou simplesmente festas de São João: arroz doce, amendoim doce, batata doce, bolo de amendoim, bolo de cenoura, bolo de fubá, bolo de milho com chocolate, bolo de milho com coco, bolinho de mandioca, bolo de milho verde, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, canjica, cuscuz, doce de leite, doce de abóbora, maça do amor, pipoca doce, paçoca, pamonha, pé de moleque, torta de banana e muitos outros.

Leia mais: Receitas para festa junina

Os doces tradicionais de festa junina podem ser diferentes dependendo da região do país. As delícias servidas no Nordeste nem sempre são as mesmas que conquistam a população no interior de São Paulo e vice-versa.

Onde encontrar receitas de doces de festa junina?

Pé-de-moleque de dar água na boca. (Foto: Divulgação)

Tudo Gostoso: esse site é considerado um dos maiores acervos digitais de receitas do país. No especial Festa Junina, é possível encontrar o passo a passo para preparar deliciosos quitutes, incluindo bolo de fubá, bolo de milho, arroz doce, canjica, entre outros.

All Recipes: se você está querendo preparar pratos típicos de festa junina, então experimente acessar esse site. A página tem receitas de cocada de leite condensado, paçoca de amendoim, pipoca doce, maçã do amor e muito mais.

Saiba mais: 5 receitas de guloseimas para comer sem culpa nas festas juninas

E aí? Aprovou as nossas dicas de doces para festa junina? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Tendência moda plus size verão 2018

Beleza

Cortes de cabelo que engordam

Bem Estar

Tintas para gesso, como escolher

Beleza

Maquiagem para noite: pele negra

Comentários
  1. Julimere do Carmo Monteiro disse:

    essas estão dando agua na boca

  2. carol disse:

    hummmmmmmmm adoro quando chega o tempo de festa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *