Receitas para Festa Junina

As Receitas para Festa Junina são ótimas para quem está organizando um evento junino ou deseja preparar delícias típicas para toda a família. Nessa…

Por Redacao em 11/06/2015

As Receitas para Festa Junina são ótimas para quem está organizando um evento junino ou deseja preparar delícias típicas para toda a família. Nessa matéria, iremos ensinar a fazer pratos deliciosos, que prometem reforçar ainda mais o clima de são joão.

A cultura de Festas Juninas é muito forte no Brasil e os pratos característicos dessa festa popular são de origem simples, caipira. Grande parte é feita a partir do milho, amendoim e mandioca. As principais iguarias de Festa Junina são saborosas e fazem sucesso de vendas nas barraquinhas.

Receitas para Festa Junina. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Comidas típicas para festa junina

Receitas para Festa Junina

Separamos algumas opções de receitas para festa junina. Confira:

Amendoim Praliné (Cricri)

Amendoim Praliné (Cricri). (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de: 2 xícaras (chá) de amendoim torrado; 1 xícara (chá) de açúcar; meia colher (chá) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó.

Modo de preparo: Em uma panela de fundo largo, coloque o amendoim, o açúcar, o fermento, o Chocolate e meia xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando começar açucarar, mexa vigorosamente, sem parar, até secar bem. Retire do fogo e deixe esfriar em uma assadeira.

Bolo Curau de Milho Verde

Bolo Curau de Milho Verde. (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de: 8 espigas de milho verde; 2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 3/4 de xícara de açúcar; 4 ovos; 1 colher (chá) de canela em pó; 250 ml de leite de coco; 250 gramas de queijo frescal ralado em filetes; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: Corte os grãos de milho verde bem rente ao sabugo. Coloque-os no liquidificador com o leite e bata até obter uma pasta cremosa (ponto mais mole). Acrescente os ovos, açúcar, manteiga, canela e leite de coco, bata mais um pouco. Transfira essa mistura para uma tigela e acrescente sal, queijo e por último o fermento em pó. Misture bem. Unte uma forma, polvilhe com farinha de trigo e coloque a massa. Assar em forno médio por mais ou menos 50 minutos.

Cocada caseira

Cocada caseira. (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de: 1 lata leite condensado; 1 xícara de chá de leite; 1 xícara de chá de açúcar; 200 g de coco ralado em flocos.

Modo de preparo: Levar tudo ao fogo. Mexer até soltar do fundo da panela. Tirar do fogo, bater com uma colher, e ir colocando em um prato, com o auxílio de duas colheres, para dar o formato de cocada.

Maçã do Amor

Maçã do Amor. (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de: 6 maçãs; 6 palitos de sorvete; 1/2 xícara de chá de glucose de milho; 2 xícaras de chá açúcar; 4 gotas de corante vermelho.

Modo de preparo: Lave as maçãs e enxágue bem. Introduza um palito de sorvete no local do cabo. Reserve.

Calda: Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose. Leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 8 minutos (não mexa mais). Após isto, junte as 4 gotas de corante. Cozinhe por aproximadamente um minuto e desligue. Passe pela calda as maçãs reservadas. Coloque-as sobre uma assadeira virada ao contrário e untada com manteiga. Deixe secar.

Veja também: Vinho Quente – Receita de Festa junina

Pé-de-moleque

Pé-de-moleque. (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de: 3 xícaras de chá de amendoim crú; 2 xícaras de chá de açúcar; 1 xícara de chá de Karo; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: Em recipiente fundo, mistura-se o amendoim, o açúcar e o Karo, leva-se ao forno por 10 minutos em potência alta, mexendo algumas vezes. Retiro do microondas acrescente o bicarbonato, mexa e despeje imediatamente em pedra mármore untada com margarina. Deixe esfriar e quebre em pedaços.

Curau Caipira

Curau Caipira. (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de: 4 espigas de milho verde (ou duas latas de milho verde escorridas); 1 lata de leite condensado; 1 xícara de chá de leite de coco; 1 xícara de chá de água; 2 xícaras de chá de leite; 1 colher de sobremesa de manteiga; Canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo: Retire o milho das espigas e bata no liquidificador junto com a água. Bata bem até ficar homogêneo. Passe por uma peneira e despeje em uma panela. Acrescente o leite de coco, o leite e a manteiga e leve ao fogo, mexendo até obter um creme grosso. Junte o leite condensado e mexa por mais 5 minutos. Transfira para um refratário, polvilhe com a canela. Leve à geladeira até a hora de servir.

Saiba mais: Festa Junina Light – Dicas e Receitas

E aí? Gostou das sugestões de receitas para festa junina? Conhece outro prato tipicamente junino? Comente.

Top