Distúrbio de Hoarding: o que é

Distúrbio de Hoarding: o que é

Algumas atitudes e sentimentos considerados como normais passarão a ser classificados como doenças mentais na nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Algumas atitudes e sentimentos considerados como normais passarão a ser classificados como doenças mentais na nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). O distúrbio de hoarding é um dos problemas que fará parte desse manual. Saiba mais sobre o assunto e veja o que é distúrbio de Hoarding.

O acúmulo exagerado de objetos faz parte da doença. (Foto: divulgação)

O que é distúrbio de Hoarding

Trata-se da acumulação compulsiva ligada a incapacidade de se desfazer de objetos, inclusive lixo,  conhecida como “hoarding”, a doença era consideradas até agora um sintoma de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). A nova edição do DSM define esse comportamento como uma doença separada, caracterizada pela dificuldade de se desfazer ou se separar de seus bens, independente do valor que eles possuam.

Tipos de Hoarding

Existem três tipos principais de Hoarding. Os três incluem TOC e são a acumulação, o entesouramento e o acúmulo de animais. Não há muitas evidências sobre a acumulação em adultos mais velhos e o entesouramento é menos comum em jovens. É evidente que essas atitudes fazem parte de um problema psiquiátrico que deve ser tratado com cuidado.

Hoardes animais são pessoas que acumulam animais em grande número, enquanto não fornecem condições adequadas de nutrição, saúde e saneamento. Essas pessoas deixam de agir na condição extrema de deterioração dos animais ou condições de superlotação. Elas perdem a noção dos impactos negativos do animal e também da própria saúde dos membros da família.

Os animais também podem ser prejudicados por esse distúrbio. (Foto: divulgação)

Veja também distúrbios do sono em crianças, causas 

Sintoma de Hoarding

  • Dificuldade de descartar bens pessoais;
  • Acúmulo de objetos deixando a casa sem espaço;
  • Sofrimento e prejuízo no convívio social;
  • Dificuldade em reconhecer que possui um problema.

Como tratar Hoarding

As terapias são as melhores formas de tratar um portador de Hoarding, porém os obstáculos presentes muitas vezes impedem as pessoas de obter os benefícios do processo. Esses obstáculos incluem a falta de terapeutas capacitados, o custo da terapia e a relutância do paciente.

Os livros de auto-ajuda podem ajudar bastantes os portadores da doença, porém são menos eficazes do que a terapia. Os grupos de apoio também são ótimas opções.

O distúrbio de Hoarding é caracterizado pelo apego a coisas. (Foto: divulgação)

Veja também distúrbios mentais mais comuns 

O distúrbio hoarding é um problema que pode comprometer o relacionamento social e pessoal do indivíduo. Ele é caracterizado pela acumulação compulsiva e a incapacidade de se desfazer de objetos. Para tratar o problema é preciso consultar um terapeuta capacitado ou um psiquiatra.

Top