Diferenças entre a dieta feminina e masculina

Existem diferenças entre a dieta feminina e masculina, afinal, o organismo do homem pode ter necessidades diferentes do organismo da mulher e vice-versa. É…

Por Isabella Moretti em 01/10/2015

Existem diferenças entre a dieta feminina e masculina, afinal, o organismo do homem pode ter necessidades diferentes do organismo da mulher e vice-versa. É preciso conhecer essas peculiaridades para acertar na montagem do cardápio.

Diferenças entre a dieta feminina e masculina. (Foto Ilustrativa)

Em geral, o ser humano precisa apostar em um cardápio variado, rico em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Uma dieta saudável é aquela que reconhece a demanda de nutrientes do corpo feminino ou masculino. Assim sendo, se o objetivo é emagrecer ou ganhar músculos, vale à pena ficar de olho no comportamento dos hormônios e no metabolismo, que variam de acordo com o gênero.

Saiba mais: Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidos

Diferenças entre a dieta feminina e masculina

Normalmente os homens precisam de mais proteínas. (Foto Ilustrativa)

O Mundo das Tribos elencou algumas diferenças entre a dieta feminina e masculina. Confira:

Queima de calorias

A queima de calorias é um fator que não depende apenas do gênero. Na verdade, ela é resultado do estado de saúde e principalmente da rotina de exercícios físicos.

Mulheres precisam de mais carboidratos

As mulheres, quando estão grávidas ou amamentando, precisam ingerir mais carboidratos do que os homens, pois o corpo precisa de energia para realizar todas as funções. Por outro lado, se não há gravidez ou amamentação, não é preciso aumentar a quantidade de carboidratos.

Homens precisam de mais proteínas

A dieta do homem precisa ser mais calórica. (Foto Ilustrativa)

Em geral, a dieta do homem deve ser mais calórica do que a da mulher, já que o seu gasto de energia é maior, bem como as necessidades nutricionais de um corpo mais forte e pesado. A ingestão de alimentos ricos em proteínas costuma ser maior na dieta masculina do que na feminina.

Leia mais: 5 dietas que emagrecem em 2015

TPM interfere na dieta

Todo mês, a mulher precisa conviver com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Nesse período, o seu organismo sofre com uma série de mudanças hormonais, por isso é natural que a sensação de fome aumente. Para evitar complicações, vale à pena fazer algumas adaptações na dieta, como evitar a ingestão de chás, refrigerantes e café. Também é apropriado aumentar o consumo dos alimentos ricos em ferro, como é o caso do feijão, carnes vermelhas, espinafre e rúcula.

Serotonina e estrogênio para as mulheres

As mulheres devem consumir alimentos que estimulem a produção de serotonina. (Foto Ilustrativa)

É muito importante que o cardápio feminino seja composto por alimentos que estimulam a produção de serotonina. Esse hormônio é responsável pela sensação de bem estar, podendo ser um grande aliado contra a depressão e uma série de outras doenças. Outro hormônio essencial é o estrogênio, que ajuda muito no período da menopausa.

Dopamina para homens

A alimentação masculina deve encontrar formas de estimular a produção de dopamina, um hormônio que está diretamente relacionado ao vigor do homem.

Veja também: Dieta da sopa

Agora você já conhece as diferenças entre a dieta feminina e masculina. Em suma, vale à pena montar um cardápio balanceado para garantir o bom funcionamento do organismo. Continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias sobre saúde.

 

Top