Dietas ruins que estão na moda

Dietas ruins que estão na moda

Emagrecer e ter o corpo em forma é o sonho de consumo de muita gente. Quem deseja perder peso a qualquer custo normalmente demonstra…

Por Isabella Moretti em 27/11/2012

Emagrecer e ter o corpo em forma é o sonho de consumo de muita gente. Quem deseja perder peso a qualquer custo normalmente demonstra interesse pelas dietas milagrosas, sobretudo aquelas apresentadas pelas celebridades.

Kate Middleton perdeu peso com a Dieta de Dukan. (Foto:Divulgação)

As perigosas dietas restritivas

Embora o controle da alimentação para não engordar tenha se tornado um hábito, é importante tomar cuidado para não prejudicar a saúde. Algumas restrições privam o corpo de nutrientes essenciais para o seu funcionamento, diminuindo a imunidade e aumentando as chances de doenças.

As dietas restritivas são perigosas, pois elas se abdicam de muitos alimentos essenciais para cumprir com a promessa de eliminar os quilinhos indesejáveis em poucos dias. As consequências de um regime alimentar sem orientação são diversas, como anorexia, bulimia, colesterol, desequilíbrio metabólico e anemia.

Saiba mais: As dietas mais perigosas para o corpo

As piores dietas que estão na moda

A British Dietetic Association (BDA) divulgou um ranking que elenca as cinco piores dietas que estão na moda e foram lançadas pelas celebridades. Veja a seguir quais são elas:

A dieta de Dukan soma muitos alimentos com proteínas. (Foto:Divulgação)

Dieta de Dukan
Depois de se casar com o Príncipe William, Kate Middleton emagreceu repentinamente para ficar  em forma. Para perder peso nitidamente, ela apostou na Dieta desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan.

A Dieta Dukan funciona como um programa dividido em quatro fases. Primeiro a pessoa precisa consumir exclusivamente alimentos ricos em proteínas, além de tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia. Na segunda fase, é necessário cumprir a meta de perder um quilo por semana. Na terceira fase o emagrecimento já se consolidou, mas o indivíduo precisa seguir um cardápio específico para manter o peso. A última fase permite a retomada de um cardápio normal, sem restrições.

O programa alimentar criado por Dukan é perigoso porque há muitas restrições de grupos alimentares, como carboidrato. O nutriente é totalmente banido do cardápio na primeira fase e isto pode causar problemas, como falta de energia e constipação. A dieta de Dukan também é criticada porque não possui evidências científicas.

Na Dieta KEN, um tubo plástico é introduzido, indo do nariz até o estômago. (Foto:Divulgação)

Dieta KEN
A Dieta KEN está na moda, mas o emagrecimento pode ser acompanhado de sérios danos para a saúde. O método consiste na introdução de um tubo de plástico que vai do nariz até o estômago, por onde transita o alimento. A dieta dura dez dias, é rica em proteínas e pobre em carboidratos.

Dieta Intravenosa
Rihanna foi uma das famosas que se renderam as promessas da Dieta Intravenosa. No programa, a pessoa injeta cerca de 250 mililitros de um soro no corpo, um líquido que contém vitaminas, cálcio e magnésio.

Dieta da Alcoorexia
A dieta propõe que a pessoa evite comer de dia para consumir as calorias presentes nas bebidas alcoólicas durante a noite. A cantora Lady Gaga já foi adepta ao método bem perigoso para a saúde.

Dieta do livro “Six Weeks to OMG”
A dieta prega orientações bem inusitadas, como tomar banho gelado logo depois de acordar.

Veja também: Riscos da dieta da sopa

Top