Riscos da dieta da sopa

A dieta da sopa é muito hipocalórica (pouca caloria), resultando em uma quantidade muito baixa de gordura, carboidratos e proteínas. Esses nutrientes são extremamente…

Por Editorial MDT em 29/12/2011

As dietas a base de sopa oferecem riscos pela baixa quantidade de nutrientes.

A dieta da sopa é muito hipocalórica (pouca caloria), resultando em uma quantidade muito baixa de gordura, carboidratos e proteínas. Esses nutrientes são extremamente importantes para o organismo e não devem ser ingeridos em tão pequena quantidade. Apesar da sopa possuir grande quantidade de micronutrientes oriundos de verduras, frutas e legumes essenciais ao organismo, ainda faltam outros nutrientes extremamente importantes para a manutenção de uma vida saudável.

  • Baixa quantidade de cálcio.

A dieta da sopa impede que ocorra o consumo diário necessário de cálcio. Isto por existir um baixo consumo de alimentos que fornecem esse nutriente, como o leite e seus derivados. É importante lembrar que o cálcio é o responsável pela manutenção dos ossos, mas não é armazenado pelo corpo, o que justifica a necessidade da sua ingestão diariamente.

  • Baixa ingestão de ferro.

As sopas inclusas nesse tipo de dieta não possuem a quantidade suficiente de proteína que deve ser consumida diariamente. Geralmente as pessoas que realizam dietas assim, estão restritas a ingestão de carnes vermelhas, principais fonte de proteína. Vale lembrar que os aminoácidos oriundos da ingestão de proteínas são responsáveis em manter os tecidos celulares e a homeostase (equilíbrio) do corpo.

É importante ter uma dieta balanceada diariamente.

  • Ingestão deficiente de hidratos de carbono.

A maioria das pessoas que realizam esse tipo de dieta apresentam diversas queixas. Dentre elas, podemos citar: dores de cabeça, fraqueza, cansaço, mau humor e má disposição. Esses efeitos estão diretamente ligados a falta da ingestão de hidratos de carbono. E o problema é que estas são as principais fontes de energia para o organismo. Quando não ocorre ingestão adequada, o organismo recorre as reservas do corpo, como músculos e gordura. Durante a retirada desses nutrientes, principalmente através do consumo da gordura, ocorre a liberação de impurezas no organismo, o que resulta no aparecimento das queixas descritas acima.

  • Prejudica a reeducação alimentar.

A dieta da sopa tem uma baixa variedade de alimentos no cardápio, tornando uma alimentação monótona e sem graça. Dessa forma, prejudica, também, a reeducação alimentar, pois não ajuda a pessoa a criar hábitos alimentares saudáveis que permitam o controle do peso. Pelo contrário, ela apenas restringe a ingestão de calorias que, por vezes, é muito maléfico a sua saúde.

As dieta a base de sopa não são equilibradas, pois ocorre restrição de calorias, além de nutrientes essenciais a manutenção do organismo. É importante ressaltar que todas as dietas devem focar a reeducação alimentar. Antes de iniciar qualquer tipo de dieta, procure um especialista, pois só ele poderá avaliar e criar o tipo de alimentação mais adequada para o seu caso. E não se esqueça, a associação de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos é essencial na manutenção de uma vida saudável.

exercícios físicos são importantes para uma saúde completa.

Top