Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dietas> Dieta HCG: cardápio, custos do hormônio, como fazer

Dieta HCG: cardápio, custos do hormônio, como fazer

Por Isah

A famosa Dieta HCG tem os seus prós e contras e pode te ajudar a ter uma vida mais saudável e de quebra perder muito peso. Conquistar a boa forma física está cada vez mais difícil, afinal, nem todo mundo tem paciência para esperar os resultados graduais de uma alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos. Muitas pessoas resolvem, então, adotar a Dieta HCG.

A dieta HCG pode te dar o tão sonhado corpo das revistas (Foto: Divulgação)
A dieta HCG pode te dar o tão sonhado corpo das revistas (Foto: Divulgação)

Muitas mulheres estão perdendo peso através desse programa de emagrecimento, baseado em injeções hormonais. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre o método que precisa ser orientado por um médico, mas que pode trazer benefícios.

Há quem diga que injetar harmônios do HCG como a dieta propõe pode causar problemas graves de saúde. No entanto, especialistas em emagrecimento e nutrição, como o renomado Dr. Lair Ribeiro, defende a dieta do HCG como um método de perca de peso poderoso e que após ser feito a pessoa jamais volta a engordar, já que além da injeção de hormônio a pessoa tende a aprender a comer direito, já que deve seguir uma rígida dieta, separadas em protocolos.

Dieta HCG

O hormônio HCG é produzido pelo corpo da mulher durante a gravidez. No entanto, a substância vem sendo utilizada como uma fórmula milagrosa de emagrecimento. As promessas são surreais e perigosas, como a possibilidade de perder meio quilo por dia.

O que é a Dieta HCG?

A Dieta HCG nada mais é do que um programa de emagrecimento baseado na aplicação de injeções de beta-hCG diariamente. Esse hormônio, liberado naturalmente pelo corpo na gravidez, também costuma ser utilizado nos tratamentos de infertilidade feminina.

A dieta é baseada na aplicação de injeções de beta-hCG. (Foto Ilustrativa)
A dieta é baseada na aplicação de injeções de beta-hCG. (Foto Ilustrativa)

A proposta de emagrecer com injeções de beta-hCG é antiga. Em 1954, o médico britânico W. Simeons levantou essa possibilidade, mas os pesquisadores jamais conseguiram encontrar uma ligação entre o hormônio da gravidez com o emagrecimento.

A aplicação do hormônio da gravidez tem como objetivo enganar o corpo. Ao identificar a substância, o organismo deduz que a mulher está gravida, por isso passa a queimar mais calorias, na tentativa de fornecer energia ao bebê. As injeções ajudam, inclusive, a exterminar gorduras das áreas mais difíceis, como braços e barriga.

Além de propor a aplicação diária de injeções de beta-hCG, a dieta também determina uma alimentação extremamente restritiva. O programa promete emagrecimento rápido, mas pode desencadear sérios danos à saúde, inclusive embolia.

os pratos da dieta HCG são balanceados e você precisa saber como prepará-los (Foto: Divulgação)
Os pratos da dieta HCG são balanceados e você precisa saber como prepará-los (Foto: Divulgação)

Cardápio

A dieta HCG se transformou em febre nos Estados Unidos e agora está caindo no gosto das brasileiras. Como já foi dito, o seu cardápio é extremamente restritivo, com uma média de 500 kcal/dia. Em geral, as adeptas à dieta consomem alimentos leves e com poucas calorias, como carnes magras, verduras e frutas.

A alimentação praticamente anoréxica da Dieta HCG tem consequências severas, podendo causar fraqueza, irritabilidade, dores de cabeça e problemas no intestino.

Custo do hormônio HCG

Já existem clínicas especializadas na venda da terapia com HCG para emagrecer nos EUA. O programa dura de 25 a 40 dias. O custo varia de US$ 500 a US$ 1 mil por mês, incluindo as consultas e as injeções hormonais. Há relatos de mulheres que passaram pelo tratamento e eliminaram 11 quilos em apenas 30 dias.

Agora você já sabe tudo sobre a Dieta HCG: cardápio, custos do hormônio, como fazer. Vale salientar que não há comprovações científicas sobre a relação das injeções hormonais com a perda de peso. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre dieta.

Principais riscos

Quando se trata de dieta todos querem saber um pouco mais e o que mais chama a atenção é se ela emagrece mesmo e quantos quilos a pessoa pode perder. Isso ocorre com a grande maioria das pessoas que deseja emagrecer. O maior problema é que elas não costumam questionar se o tipo de dieta em questão pode trazer algum problema para sua saúde. Todos nós sabemos que existem milhares de dietas e medicamentos capazes de emagrecer, alguns até de forma brusca, no entanto depois vem os efeitos colaterais.

Uma das dietas que vem causando bastante polêmica é a Dieta HGC, uma vez que ela propões o consumo de uma quantidade muito baixa de calorias junto com a aplicação do hormônio HCG. Porém inúmeros estudos apontam os riscos que essa dieta pode trazer para a saúde, como por exemplo, a embolia pulmonar, afetar a fertilidade tanto dos homens quanto das mulheres, cálculos biliares, fadiga, batimento cardíaco irregular, prisão de ventre, diarreia, tonturas e até levar a pessoa a morte.

A dieta HCG pode te ajudar a ter sucesso em vários aspectos, mas tenha cuidado com os efeitos colaterais (Foto: Divulgação)
A dieta HCG pode te ajudar a ter sucesso em vários aspectos, mas tenha cuidado com os efeitos colaterais (Foto: Divulgação)

Outros prejuízos a saúde

Além de todos os riscos citados acima a dieta HCG também poderá provocar anemia, perda de massa muscular e até mesmo desnutrição por conta da restrição calórica. Isso reforça a tese de que quem deseja emagrecer, não pode sair por aí fazendo dietas milagrosas, pois as pessoas buscam por métodos de emagrecimento que viram modismos, como essa citada. Para emagrecer de verdade a melhor solução é procurar um nutricionista para que o mesmo desenvolva um cardápio de acordo com cada pessoa e aliar a prática de atividades físicas diárias. O resultado será surpreendente e você irá emagrecer com saúde.

Funciona com homens?

Tanto homens, quanto mulheres podem fazer uso da dieta HCG, no entanto não vai surtir o efeito desejado. Porém o que faz com que o indivíduo emagreça é a quantidade de calorias consumida de apenas 500 diariamente. A realidade é que até hoje não foi comprovado cientificamente que o hormônio é capaz de intensificar o emagrecimento, diminuir o apetite ou distribuir de forma mais eficaz a gordura do corpo.

A dieta HCG funciona para todos, embora o hormônio HCG seja produzido apenas em mulheres grávidas ele tem efeito sobre os homens também desde que adicionado uma dieta. A maioria das pessoas que fazem a dieta tendem a perder entre 0.5 a 1 libra por dia e é a única dieta que fizeram e que conseguiram permanecer com o peso, mesmo depois de parar com ela. Porém é importante salientar que pode ocorrer variações na sua eficácia, mesmo que a dieta HCG seja eficaz para a maioria das pessoas, não significa que tenha que ser para todos.

Como o hormônio HCG me ajuda a perder peso?

O hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) é um tipo de hormônio que as mulheres grávidas produzem e é aplicado de forma injetável. Para obter o emagrecimento é preciso que a pessoa consuma no máximo 500 calorias por dia. As pessoas que fazem essa dieta devem comer mais alimentos ricos em fibras legumes vegetais orgânicos e produtos que não contenham açúcar e frutas, diariamente, para alcançar a marca de perda de 1 quilo por dia alcançando o total de 30 quilos no mês.

Nos homens, o hormônio HCG é utilizado em casos de atividade testicular ruim promovendo a estimulação espermatogênese que é a formação de espermatozoides. Tanto homens quanto mulheres não grávidas produzem o hormônio HCG no organismo, no entanto a dose é tão pequena que não é detectável de 5 mUI/mL. Já as mulheres grávidas possuem uma dosagem muito maior por volta de 300.000 mUI/mL.

Algumas pessoas acham que a dieta HCG é a cura da obesidade (Foto: Divulgação)
Algumas pessoas acham que a dieta HCG é a cura da obesidade (Foto: Divulgação)

Favorece o efeito Sanfona

A dieta HCG não é uma dieta que promove a reeducação alimentar, pelo contrário, ela corta os alimentos de forma severa da dieta. Além disso, a dieta é muito restritiva e também pode promover a perda de massa muscular. Mas quando a pessoa que faz a dieta HCG volta a se alimentar normalmente, mesmo em pouca quantidade a tendência é engordar novamente. Dependendo do caso a pessoa poderá até engordar mais do que estava antes da dieta. Portanto tome muito cuidado com o tipo de dieta que deseja fazer.

A dieta HCG pode ser uma das mais interessantes que existem (Foto: Divulgação)
A dieta HCG pode ser uma das mais interessantes que existem (Foto: Divulgação)

Porque não posso me exercitar durante algumas fases da dieta?

Como a dieta HCG é uma dieta restritiva bem severa o organismo está sugando todas as energias para poder se manter. Na fase 2 da dieta é totalmente desaprovado fazer exercícios físicos, uma vez que o limite de calorias consumida de 500 por dia, não suporta a quantidade de calorias que serão queimadas durante a atividade física. O que você pode fazer de atividades nessa fase é uma caminhada leve, praticar yoga ou uma musculação, mas de forma lenta poderá ajudar a se sentir melhor e a intensificar o emagrecimento.

Quantas etapas para ter emagrecimento definitivo?

A dieta HCG possui 4 fases que devem ser seguidas para alcançar o emagrecimento definitivo. As etapas são fundamentais para que, quando a dieta terminar a pessoa não volte a engordar, mas é preciso ter persistência e força de vontade. Vale lembrar que cada organismo é ímpar e responde de forma diferente a dieta, alguns poderão obter maior resultado em menos dias, outros poderão demorar um pouco mais para ver os resultados. No entanto todos emagrecem com a dieta HCG, mas é preciso seguir à risca a dieta.

Dr Lair Ribeiro defende a Dieta HCG porque?

Segundo relatos do Dr. Lair Ribeiro o uso da dieta HCG faz com que a pessoa emagreça perdendo apenas a gordura anormal, aquela não deveria estar no organismo. O médico diz que a pessoa emagrece e não perde massa muscular e o contorno corporal vai mudando a medida que a pessoa emagrece. Normalmente as pessoas que emagrecem ficam com muita flacidade, porém quem emagrece com a dieta HCG isso não ocorre o corpo se adequada ao emagrecimento diminuindo a cintura, o quadril, as nádegas.

A Dieta HCG é defendida pelo renomado Dr. Lair Ribeiro (Foto: Divulgação)
A Dieta HCG é defendida pelo renomado Dr. Lair Ribeiro (Foto: Divulgação Dr. Lair Ribeiro)

O tratamento é feito em 40 dias, a pessoa procura um médico que vai receitar as injeções que deverão ser feitas 5 vezes por semana associando a uma dieta. Em média de 80% dos pacientes que emagrecem dessa forma não voltam a engordar e nem sofrem com o efeito sanfona. Segundo o médico essa dieta auxilia as pessoas que tem diabetes, artrite. O hormônio age no cérebro avisando que precisa queimar gordura promovendo o emagrecimento. Segundo Dr. Lair Ribeiro esse é um processo revolucionário.

Cuidados com dietas restritivas

Mesmo com recomendações do Dr. Lair Ribeiro em relação a dieta HCG é importante observar as dietas restritivas, pois como ocorre a restrição de certos tipos de alimentos o organismo pode sofrer alterações e desenvolver doenças. Portanto para fazer uma dieta é importante procurar seu médico para que ele indique a melhor forma de emagrecer de acordo com o seu organismo. Veja bem, a dieta que muitas vezes obteve excelentes resultados com uma pessoa, pode não surtir o mesmo efeito em outra, pois cada organismo é ímpar e pode atender de forma diferenciada a cada tipo de dieta. Procure seu médico e um nutricionista antes de dar início a qualquer tipo de dieta para que eles em conjunto possam descrever a melhor para você.

Veja explicação completa no programa Você Bonita:

Recomendado para você
Comentários
  1. claudia disse:

    fiz o HCG e não me arrependo de nada,indico.emagreci 17,200 em 40 dias sendo mantidos a oito meses

  2. ana maria da silva xavier disse:

    a proposta e´boa e´so internar no hospital e fica de sentinela ,por que fala tanto em questaoes facil de resolver eu faria se prescisar com certeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *