Testes de gravidez: dá para confiar?

É inevitável realizar o exame para confirmação de gravidez sem sentir um friozinho na barriga, e muitas mulheres, especialmente as mais ansiosas, acabam recorrendo…

É inevitável realizar o exame para confirmação de gravidez sem sentir um friozinho na barriga, e muitas mulheres, especialmente as mais ansiosas, acabam recorrendo aos testes de farmácia antes mesmo de procurar um médico. Na maioria dos casos o exame de caixinha acaba sendo repetido várias vezes, até se tenha certeza do resultado. Mas afinal de contas, será que dá para confiar nos testes de gravidez? Confira.

Descubra qual é o melhor teste de gravidez.

Os testes de farmácia apresentam bom custo-benefício. (Foto: divulgação)

Como os testes de caixinha funcionam

Os testes de gravidez estão se tornando cada vez mais populares e já é possível encontrar dezenas de marcas diferentes no mercado. As principais vantagens desse tipo de exame são seu baixo custo e a facilidade de realização, capazes de garantir um resultado confiável com um excelente custo-benefício.

Os testes de farmácia funcionam praticamente da mesma maneira, ou seja, eles mensuram a concentração do hormônio gonadotrofina coriônica na urina. Esse hormônio é produzido na gravidez e conhecido como HCG.

Diferenças entre os testes de farmácia

Apesar da grande variação de preço, a diferença mais importante entre os testes disponíveis fica por conta de sua sensibilidade, ou seja, das chances de detectar alterações hormonais. Enquanto algumas marcas são capazes de detectar níveis de HCG super baixos, logo após alguns dias da ovulação, outros não são tão sensíveis e por isso têm seu uso indicado apenas quando há certo atraso menstrual. A sensibilidade do teste não tem relação com o preço, e é preciso prestar atenção para não pagar caro por produtos menos sensíveis.

É possível encontrar uma grande variedade de testes de farmácia. (Foto: divulgação)

Dá para confiar nos testes de farmácia?

De maneira geral, se um teste de farmácia der positivo, muito provavelmente a mulher realmente estará grávida. Entretanto, o teste negativo não elimina a possibilidade de gestação, devendo ser realizado outro exame dentro de alguns dias. Vale a pena destacar que a repetição do exame não se deve ao fato da possibilidade do primeiro ter saído errado, e sim pela possibilidade do nível de HCG não ter sido suficiente para que o exame desse positivo.

Continuar Lendo  Lipo Skin - Toda a verdade ANTES QUE VOCÊ COMPRE!

Exame laboratorial

O exame de laboratório analisa o sangue da paciente em busca de uma fração do hormônio HCG, denominada de beta-HCG. Esse tipo de análise é muito mais sensível e é capaz de até mesmo estimar a idade gestacional pela concentração de hormônio encontrada. Enquanto a maioria dos exames de farmácia detectam apenas níveis acima de 50 IU/l de hormônio na urina, o exame laboratorial pode dar positivo a partir de 25 IU/l no sangue, sendo, portanto, muito mais confiável.

Saiba quais são os testes de gravidez mais indicados.

O teste laboratorial é o mais sensível e analisa o sangue da paciente. (Foto: divulgação)

A confirmação de uma gestação é sempre um momento de bastante emoção. Apesar do teste tradicional, realizado em laboratório a partir da análise qualitativa e quantitativa do sangue da paciente ser muito confiável, os testes de farmácia, que analisam a urina das mulheres, apresentam um bom custo-benefício e pode ser considerado bastante confiável.

Top