Dicas para viajar como mochileiro: cuidados

Percorrer o mundo é o sonho de muitas pessoas. No entanto, para realizar viagens ideais, é necessário ter dinheiro. Por isso, muitos optam por…

Por Editorial MDT em 25/07/2012

Percorrer o mundo é o sonho de muitas pessoas. No entanto, para realizar viagens ideais, é necessário ter dinheiro. Por isso, muitos optam por alternativas mais baratas, como a de viajar como mochileiro. Embora este tipo de aventura seja, normalmente, mais indicado (financeiramente) para quem sonha com viagens, mas não dispõe de muito dinheiro, ser um mochileiro não é uma condição relacionada somente a isso.

Os mochileiros compartilham a ideologia da liberdade e do conhecimento humano e físico dos lugares por onde passam. Este tipo de viajante se guia apenas pelas suas vontades e reais necessidades. A intenção é aventurar-se e conhecer outras culturas, fazendo parte delas de forma intensa, ao menos enquanto permanece no local. O mochileiro tem consciência das dificuldades pelas quais irá passar e que deverá encontrar a melhor forma de superá-las. E tudo isso deve ser feito apenas com os recursos de que o viajante dispõe. Tudo está em sua mochila.

Depois de muitas viagens, os aventureiros adquirem experiência e, com isso, conseguem prever certas situações, para os próximos destinos. A cada passeio, aprendem-se coisas novas e, aos poucos, é possível saber quais os procedimentos ideais, quando se programa uma viagem assim. Veja algumas dicas de como programar sua primeira viagem, como mochileiro.

Dicas e cuidados para mochileiros

Se a pessoa nunca fez este tipo de viagem, pode começar pelo Brasil, por exemplo. Depois de um tempo, poderá arriscar aventuras em outros países. Para isso, um ponto importante é a dedicação em aprender outra língua, de forma a facilitar a comunicação. O inglês, como se sabe, é a língua com a qual você conseguirá se comunicar, em praticamente todas as partes do mundo. É claro que é possível chegar a qualquer lugar, desde que se tenha dinheiro, mas uma das coisas mais marcantes, nas viagens, é a interação com a cultura local.

Conheça alguns destinos em: Os destinos mais procurados por mochileiros

Viajar acompanhado é a melhor opção a quem deseja começar esta vida de aventuras. Isso dá mais segurança e permite o compartilhamento de emoções. Especialmente se o mochileiro for uma mulher, viajar sozinha, nestas condições, não é indicado.

Pesquise, com bastante antecedência, sobre os locais por onde pretende passar. Faça uma programação para o itinerário; porém, não é necessário programar cada minuto de sua viagem. Para os primeiros dias, é interessante que você saiba onde poderá se hospedar. Faça reservas. No entanto, procure não reservar outras acomodações se, por exemplo, você pretende permanecer em viagem durante 30 dias. É possível que você goste de um local e queira passar mais tempo, nele; ou, ainda, descubra outros passeios interessantes, por indicação das pessoas do local. Assim, você não ficará preso ao tempo de sua programação, deixando de viver experiências novas e inusitadas.

Certifique-se sobre sua capacidade física. É necessário estar bem preparado, para viajar como mochileiro. Além de muita caminhada, você também terá de carregar o peso de sua mochila, o tempo todo.

Ao organizar sua bagagem, dê prioridade ao que realmente irá precisar. Para isso, leve sempre muitas roupas íntimas, de preferência bem baratas pois, assim, conforme você as usa, pode jogá-las no lixo, desocupando espaço, na mochila. Muitas meias também são necessárias.

Dentro da mochila principal, não se esqueça de levar uma bolsinha, com remédios para enjoos, cólicas, resfriados, etc. Luvas, touca, boné e protetor solar também são indispensáveis. Para auxiliar, na escolha das roupas, procure saber como estará o clima no local de sua visita.

Finalmente, tenha sempre em mãos um mapa da região, seja em papel ou no notebook.

Estão são algumas dicas e cuidados básicos, para os que pretendem iniciar viagens como mochileiros. Além destas, vale lembrar que nenhuma economia deverá ser feita, na compra de sua mochila. Ela deverá ser de ótima qualidade, afinal, será sua companheira de viagem.

Veja outras dicas importantes em: Dicas para viajar como Mochileiro

 

 

Top