Dicas para tratar sinusite

Apesar da sinusite afetar somente a região da face, ela chega a ser um problema incapacitante para muitos. Por provocar dores de cabeça, congestão…

Apesar da sinusite afetar somente a região da face, ela chega a ser um problema incapacitante para muitos. Por provocar dores de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto, atrapalha até as atividades mais simples do dia. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para tratar sinusite.

A sinusite causa dor intensa na região da face. (Foto: divulgação)

Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, cavidades que ficam dos dois lados do nariz. Segundo especialistas, entre 15 e 20% da população mundial é vítima do problema, que pode ser decorrente de resfriado mal tratado, deformidades anatômicas do nariz (como desvio de septo) e processos alérgicos.

Para os casos de deformidades anatômicas do nariz, a cirurgia acaba sendo a única solução efetiva. Porém, quando você se encaixa nesse grupo, é possível ficar livre dessa inflamação adotando algumas medidas simples. O tratamento para sinusite é essencial para acabar com os sintomas.

A sinusite provoca corrimento nasal. (Foto: divulgação)

Dicas para tratar sinusite

1. Inale o vapor: o ressecamento das mucosas nasais favorece o acúmulo de impurezas. Isso faz com que o local seja propício para a proliferação de microrganismos. A inalação do vapor é um método que ajuda a evitar o problema, já que limpa as vias aéreas. Além disso, fluidifica o catarro acumulado, facilitando a eliminação.

2. Se afaste do cigarro: o tabagismo ajuda a irritar ainda mais o nariz, porque prejudica o batimento ciliar. A fumaça dificulta a limpeza e favorece a concentração de secreções, o que pode levar à sinusite. O fumo passivo é prejudicial para crianças, já que as cavidades nasais são menores e congestionam facilmente.

3. Tome água: a ingestão de água fluidifica todas as secreções do corpo e por isso é uma medida essencial para quem deseja combater a sinusite. Quando uma pessoa apresenta quadro de sinusite, as secreções são mais concentradas, o que dificulta a eliminação.

Leia Também:  Perfume das irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen

4. Lavagem nasal: essa técnica ajuda a reduzir o risco de problemas respiratórios e alivia dores de cabeça. Para quem possui sinusite, a lavagem nasal deve ser obrigatória. O uso de soro fisiológico spray pode ajudar a evitar que o vírus ou bactéria contamine o interior do produto.

5. Elimine os alérgenos: quem sofre com alergia respiratória, entra em contato com pó ou outro alérgeno, já começa o espirro, coceira nos olhos e o inchaço das estruturas nasais.

6. Proteja-se do frio: o nariz é responsável por aquecer, umedecer e filtrar o ar. A respiração costuma ficar um pouco mais difícil em temperaturas baixas.

A água ajuda a tratar a sinusite. (Foto: divulgação)

A sinusite é um problema que acomete muitas pessoas, gerando grande incômodo. Os diferentes tipos de sinusite podem ser manifestar de várias formas. É essencial tratar o problema para aliviar os sintomas. Em alguns casos, a cirurgia é indicada. Quando os sintomas não desaparecem, é importante consultar um médico para que o problema não se torne maior.

Top