Dicas para se exercitar no Inverno

No frio é comum ganharmos uns quilinhos extras, afinal quem resiste às deliciosas guloseimas da estação mais fria do ano, o Inverno? Com a…

É possível superar o frio e manter a forma no Inverno. Foto:(Divulgação)

No frio é comum ganharmos uns quilinhos extras, afinal quem resiste às deliciosas guloseimas da estação mais fria do ano, o Inverno? Com a queda da temperatura fazer exercícios físicos pode parecer uma tortura, se libertar dos cobertores e ir para a academia parece uma tarefa difícil mas necessária. A maior orientação dos especialistas é o cuidado com a musculatura já que nessa época do ano os músculos ficam mais contraídos e as lesões são mais recorrentes.

Dicas Importantes

No frio há uma tendência maior a contração muscular, por isso, o recomendado é iniciar os exercícios com um aquecimento corporal, depois o alongamento e posteriormente a atividade física. Para os fisioterapeutas a indicação é a prática de exercícios aeróbicos que aumentam a circulação sanguínea, seguido de alongamento e somente depois a musculação.

Para que o organismo não sofra na hora dos exercícios, os aquecimentos devem iniciar leves, elevando a intensidade gradativamente. Além do aquecimento muscular é ideal respirar sempre pelo nariz e proteger mãos e pés já que devido às baixas temperaturas o sangue tende a se concentrar nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades frias.

Luvas são essenciais para quebrar o frio. Foto:(Divulgação)

Roupas

As roupas também são muito importantes na hora de suar a camisa. Prefira roupas quentes e mais leves como o tactel ou moletons e um tênis apropriado com um sistema de amortecimento de qualidade. Não esqueça que apesar do corpo não suar muito nessa época é imprescindível a hidratação, que deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios. Para saber quais esportes são bons para prática nessa estação leia: Dica de Esportes para se Praticar no Inverno

Continuar Lendo  Cabelos alisados: dicas para cuidar

Apesar das baixas temperaturas o importante é espantar a preguiça e colocar o corpo em movimento. O exercício é importante o ano inteiro para a saúde, também para  gastar a energia extra que a alimentação do Inverno produz e manter a própria temperatura do corpo.

O corpo precisa de exercícios para se manter saudável e aquecido. Foto:(Divulgação)

 Fique mais informado lendo: Dicas para não engordar no Inverno 

Top