Remédios gratuitos na farmácia popular: saiba mais

Quem não tem condições de pagar pelos altos preços dos medicamentos pode contar com a Farmácia Popular. Este programa foi criado pelo Governo Federal…

Quem não tem condições de pagar pelos altos preços dos medicamentos pode contar com a Farmácia Popular. Este programa foi criado pelo Governo Federal tem como objetivo melhorar o acesso aos remédios e contribuir com o tratamento de doenças.

O Ministério da Saúde está procurando facilitar o acesso aos medicamentos. (Foto:Divulgação)

Programa Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular existe desde 2004 e ao longo de quase dez anos tem contribuído com a manutenção da saúde dos brasileiros. Os medicamentos são vendidos a preço de custo em 529 unidades, distribuídas em 410 municípios.

A iniciativa da Farmácia Popular consiste em facilitar o acesso aos medicamentos essenciais, como anti-hipertensivos, analgésicos, remédios para controle de colesterol e diabetes. O programa também oferece remédios baratos para tratar outras doenças, como Mal de Parkinson, asma, rinite, osteoporose e glaucoma.

A Farmácia Popular foi estendida em 2006, passando a estar presente na rede particular através da modalidade “Aqui tem Farmácia Popular”. Este sistema permite comprar três tipos de medicamentos por preços mais acessíveis, ou seja, remédios de hipertensão, diabetes e anticoncepcionais.

Vários estabelecimentos fazem parte do programa “Aqui tem Farmácia Popular”. (Foto:Divulgação)

O beneficiário do programa “Aqui tem Farmácia Popular” paga até 10% do valor do produto em farmácias conveniadas. Hoje, há mais de 15 mil estabelecimentos que trabalham com este sistema.

Como conseguir remédio gratuito?

Para conseguir remédio gratuito, as pessoas normalmente precisam se consultar com um médico e enfrentam as filas demoradas nos postos de saúde. No entanto, nem sempre o SUS dispõe do medicamento necessário e o tratamento de alguma enfermidade grave acaba sendo prejudicado. Se o cidadão não tem condições de pagar o valor mínimo pela Farmácia Popular, ele também pode recorrer ao programa “Saúde Não Tem Preço”.

Continuar Lendo  Descubra como lidar com a obesidade canina

O “Saúde Não Tem Preço” oferece acesso gratuito aos remédios de hipertensão e diabetes desde 2011. A iniciativa surgiu diante dos altos índices de brasileiros doentes: cerca de 33 milhões de hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos.

O Programa permite conseguir remédios de graça. (Foto:Divulgação)

Para receber o remédio gratuitamente, o cidadão precisa ser dirigir até uma unidade da rede “Aqui tem Farmácia Popular”. Também é necessário apresentar CPF, documento com foto e receita médica (emitida há até 120 dias)

A distribuição de remédios de graça só se tornou possível por causa de um acordo entre o Ministério da Saúde e entidades da indústria farmacêutica. As famílias de baixa renda que são beneficiadas com a medicação gratuita economizam 12% ao mês.

Top