Dicas para se dar bem no intercâmbio

Fazer intercâmbio é algo extremamente proveitoso. Por meio dele, tem-se a oportunidade estudar uma nova língua, conhecer cultura e lugares diferentes e, é claro,…

Fazer intercâmbio é algo extremamente proveitoso. Por meio dele, tem-se a oportunidade estudar uma nova língua, conhecer cultura e lugares diferentes e, é claro, com isso abrir portas para o futuro. Portanto, a experiência de estar em outro país deve ser aproveitada, ao máximo. Veja algumas dicas para se dar bem no intercâmbio.

O intercâmbio é uma experiência única, que abre portas para o futuro (Foto: Divulgação)

Dicas para aproveitar o intercâmbio

Primeiramente, é preciso preparar-se cultural e psicologicamente para a experiência. Por isso, é preciso partir para outro país, estando com a mente aberta. As coisas não serão como em sua casa, no seu colégio, com os amigos ou com a família. Tudo será novo e você deverá ser receptivo a isso.

Antes de viajar, procure conhecer maiores detalhes sobre a cultura do outro país. Assim, durante a estada, muitas novidades poderão parecer mais naturais.

Caso fique numa casa de família durante o intercâmbio, é importante relacionar-se com as pessoas. Além de sentir mais acolhimento, você também terá oportunidade de aprender muito mais, tanto da cultura, quanto da língua, em si.

Por mais irresistível que pareça a vontade de relacionar-se com outros brasileiros em intercâmbio, vale a pena não ceder a isso. Se você está no local para conhecer a cultura e estudar a língua, de que adiantará conversar em português, na maior parte do tempo?

Deve-se aproveitar, ao máximo, o período de intercâmbio (Foto: Divulgação)

Em sua nova rotina de intercâmbio, procure não ficar o tempo todo usando o computador, conversando com a família e os amigos, jogando ou lendo coisas sobre o Brasil. Adquira revistas e jornais locais e treine o novo idioma. Ver televisão também ajuda muito. Assim, você estará aprendendo mais e conseguirá diminuir o seu sotaque. Neste sentido, também vale a dica de não sentir medo ou vergonha de “rasgar o verbo”. Comunique-se, usando a língua estrangeira, mesmo que você erre.

Para se dar no intercâmbio, também é importante conhecer outros lugares. Viaje, converse, faça amigos e aproveite ao máximo o passeio. Entretanto, não se esqueça do seu verdadeiro objetivo.

Outras dicas para o intercâmbio

Compras roupas no outro país pode ser mais vantajoso (Foto: Divulgação)

Cuidar da saúde é algo que não deve ser esquecido, durante o intercâmbio. Vale a pena investir num seguro de saúde, ainda que o tempo de permanência seja curto. Nunca se sabe o que pode acontecer e as consultas médicas internacionais costumam ser bem caras.

Evite o exagero, na hora de fazer as malas. Prefira carregar o essencial. Casacos pesados ou roupas de verão podem ser comprados no outro país. Além de ser mais barato, você também estará comprando algo mais adequado para o local.


Top