Isabella Moretti 08/02/2013 Educação

Ensinar a ler é um dos maiores desafios da Educação Básica. Este processo requer empenho da parte do aluno, que deve realizar exercícios relacionados dentro e fora da sala de aula. Com o passar dos anos, as pessoas aprendem a ler, mas não adquirem gosto pela leitura.


Para ler mais e melhor é preciso praticar. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Dicas para tornar a leitura mais fácil

Os leitores brasileiros

A maioria dos brasileiros não têm o hábito de ler livros, jornais ou revistas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Pró-Livro em 2011, as crianças e adolescentes estão lendo cada vez menos. Em 2007, o índice de leitura entre os alunos de 5 e 7 anos era de 6,9, os pré-adolescente de 11 a 13 anos apresentaram 8,5 e a faixa etária de 14 a 17 anos registrou 6,6. Todos estes índices caíram, respectivamente, para 5,4, 6,9 e 5,9 em 2011.

A leitura não é uma atividade isolada. Através dela as pessoas aprendem a falar, a se expressar e a escrever melhor. Ao ler um livro também é possível adquirir novos conhecimentos sobre diversos assuntos e ampliar o vocabulário.

Quem não tem o costume de fazer leituras regulares normalmente busca dicas para ler mais e melhor. As orientações são úteis em momentos decisivos, como os estudos para o vestibular ou concurso.

Ler melhora a fala e a escrita, sem falar que aumenta o vocabulário. (Foto:Divulgação)

Ler mais e melhor: dicas úteis

Veja a seguir algumas orientações para melhorar o desempenho na leitura e não acabar dormindo sobre os livros:

1. Leia com calma e cuidado
Ler rápido não significa que você compreendeu o conteúdo. Para conseguir absorver o máximo do texto é necessário fazer uma leitura cuidadosa e atenta, se possível com anotações, grifos e marcação de páginas.

2. Um lugar tranquilo
Quem tem dificuldade para se concentrar deve escolher um lugar tranquilo para ler. A área não pode ter barulho ou qualquer tipo de distração.

3. Não tenha preguiça
Por mais que a leitura não seja uma paixão, a pessoa só lê bem quando exercita, por isso é importante deixar a preguiça de lado e praticar sempre.

Para ganhar gosto pela leitura, comece lendo sobre assuntos do seu interesse. (Foto:Divulgação)

4. Adquira o hábito de ler
Para adquirir o hábito de ler, comece com os livros menores e que tratem sobre assuntos do seu interesse. Também é importante estabelecer objetivos, como ‘vou ler três obras por mês’.

5. Não seja um leitor passivo
Ao ler um livro, a pessoa não deve assumir um papel passivo. Ela deve trabalhar duro para compreender a obra e também interagir com os argumentos do autor.

6. Leia em voz alta
A leitura silenciosa é um meio mais rápido de compreender e absorver o conteúdo. No entanto, quando o indivíduo lê em voz alta, ele consegue colocar em prática uma estratégia de memorização e ainda exercita a sua oratória.

Veja também: Como ajudar a criança a ler melhor

Outros artigos

Dolce Gabbana Perfume Masculino Preços

31/05/2011

Dolce Gabbana Perfume Masculino Preços

Opções de perfumes são sempre diversas. Tanto para homens, como para mulheres, ou até mesmo unissex, os perfumes, no mercado atual, estão acessíveis por diversas...