Dicas para receber bem o feedback no emprego

O feedback nem sempre é recebido como se deve. Às vezes, as pessoas que estão sendo criticadas acabam desperdiçando essa chance de crescimento pessoal…

O feedback nem sempre é recebido como se deve. Às vezes, as pessoas que estão sendo criticadas acabam desperdiçando essa chance de crescimento pessoal e profissional e levam para o lado pessoal. Entender bem o feedback exige treino e muita força de vontade. Independente desse feedback ser positivo ou negativo a seu respeito, segure a emoção e escute com atenção. A avaliação de quem está de fora sempre é melhor do que a sua própria, que sofre opiniões muitas vezes motivadas pela emoção.

Aprenda a receber o feedback do seu chefe (Foto: Divulgação)

Concentre-se no momento do feedback

O feedback pode sofrer uma interpretação errada da parte de quem o recebe, e isso também é complicado para quem quer te ajudar a melhorar profissionalmente. Por isso, é muito importante você se concentrar no momento que o feedback está acontecendo sem tentar sofrer mais com isso.

Controle seus pensamentos no momento do feedback

Procure ficar concentrado, focado no que está sendo falado durante o feedback. Não faça interpretações no momento em que o feedback estará acontecendo. Não interrompa a pessoa que está falando, espere a conclusão do feedback. Tenha uma postura de humildade durante esse momento do feedback.

Veja como receber bem os elogios e criticas do feedback (Foto: Divulgação)

Reflita sobre o que foi dito durante o feedback

Quando estive com a cabeça fria, reflita sobre o que foi dito durante o feedback. Depois que a emoção mais forte passar, reflita sobre tudo que foi dito nessa reunião. Sem armadilhas das emoções você pode digerir melhor tudo que foi dito durante o feedback. Seja 100% sincero consigo mesmo e não culpe as opiniões alheias.

Se o feedback for negativo, tudo é mais complicado de digerir, mas não deve ser um obstáculo para isso. Mas, se você receber elogios, você pode se deslumbrar e acabar perdendo o foco no trabalho. Preste atenção nesses detalhes para não trilhar o caminho errado no trabalho. O feedback também não é uma convicção e nem tudo que foi dito pode ser uma verdade absoluto. Isso porque é um ponto de vista de uma pessoa comum, como você. Mas é um ponto de vista que merece ser avaliado.

Top