Dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde

Confira algumas dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde, e saiba como fazer um bom uso desse líquido tão precioso, que tem…

Confira algumas dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde, e saiba como fazer um bom uso desse líquido tão precioso, que tem andado em falta em algumas regiões do país, nos últimos meses.

Dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde (Foto Ilustrativa)

Nessa época de falta d’água, uma solução interessante é reaproveitar a água, seja aquela que vem da chuva, do banho, da máquina de lavar ou aquela utilizada para a limpeza da casa. Mas antes de saber como reaproveitá-la, é preciso conhecer as classificações da água.

A água branca é a potável, pronta para o consumo, enquanto a água negra é a que vem do esgoto e não deve ser utilizada em nenhuma hipótese. Já a água cinza, que tem resíduos de sabão e shampoo, entre outros produtos de limpeza, e a água da chuva, podem ser reaproveitadas, desde que você tenha alguns cuidados.

Dicas para economizar água e evitar desperdício

Dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde

A água do banho e da máquina pode ser usada na limpeza dos pisos, na lavagem do carro, etc (Foto Ilustrativa)

Como reutilizar a água? Essa é uma pergunta que tem sido feita com grande frequência, ultimamente, por causa da seca que atingiu recentemente algumas regiões do Brasil, como a Grande São Paulo, por exemplo.

No caso da água da chuva, ela pode ser reaproveitada para a lavagem de pisos, para a limpeza do vaso do sanitário e para lavar o carro, entre outros usos. O mesmo pode ser feito com a água do banho e a água da máquina de lavar.

 

Tanque para armazenar a água da máquina de lavar (Foto Ilustrativa)

Reaproveitar água da chuva em casa: dicas

Leia Também:  Vestidos de renda: dicas, como usar

Ainda com relação ao reaproveitamento da água da chuva, ela não deve ser utilizada nem para a lavagem de roupas e nem para tomar banho, pois geralmente contém alguns resíduos de poluição, o que pode trazer alergias e outros problemas, além de danificar as peças de roupa.

Vale lembrar também que você não deve beber a água da chuva, do banho e da máquina de lavar. Para se tornar potável, a água precisa passar por pelo menos oito processos de limpeza, bastante complexos, que não estão disponíveis para o consumidor.

Cuidados no armazenamento da água

A água da chuva pode ser usada de várias maneiras, mas é preciso cuidado ao armazená-la (Foto Ilustrativa)

Na hora de armazená-la, para dar início ao processo de reaproveitamento da água, muitas pessoas acabam armazenando o líquido de maneira errada, tornando o reservatório um verdadeiro criadouro do mosquito da dengue.

Captação de água da chuva com garrafa pet

Para evitar esse problema, protegendo-se dessa e de outras doenças transmitidas por mosquitos, armazene a água da chuva, do banho e da máquina de lavar em reservatórios bem fechados. Além disso, fique atento ao surgimento de larvas nesses locais.

Top