A importância da tecnologia no setor financeiro

Wagner Santos 02/08/2021 Notícias

A importância da tecnologia no setor financeiro não pode ser menosprezada. Em poucas palavras, ela é a responsável por termos um segmento financeiro ágil e que pode servir toda a população de maneira rápida e confiável, uma vez que muitos dos recursos que temos hoje dependem pesadamente de ferramentas tecnológicas para funcionar e dar o resultado esperado.

Um exemplo desse tipo de situação é o Pix. A tecnologia de transferência entre bancos é algo único do Brasil e permite que as pessoas possam transferir dinheiro de um banco a outro em segundos, sem custo nenhum e em qualquer horário do dia (inclusife feriados e fins de semana). Isso só é possível graças a um investimento enorme em tecnologia e inovação e muito trabalho para manter o sistema funcionando do jeito certo.

Quer ver outros pontos que provam o benefício e a importância da tecnologia no setor financeiro? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

A importância da tecnologia no setor financeiro: 5 pontos

1. Maior segurança

Um dos grandes benefícios do uso de tecnologia no setor financeiro é o aumento em segurança que isso gera para o segmento. Veja o exemplo do Blockchain, para se ter uma ideia.

A tecnologia, mais conhecida por quem está aprendendo o que é Bitcoin, consiste em um banco de registro de dados com criptografia que garante a segurança e integridade de trocas de informações de todos os tipos. Na prática, o Blockchain permite que pessoas façam transferências de dinheiro sem intermediários, de modo muito mais seguro.

Esse tipo de recurso ajuda a aumentar muito a segurança das ações digitais. Ainda que a empresa não necessariamente use o Blockchain para transferências, ainda pode usá-lo para comprovar identidades e por aí vai.

2. Facilidade em transações financeiras

Quantas novas opções de pagamento surgiram com a ampliação da tecnologia? Desde o pagamento em cartão de crédito e débito, passando pelo boleto bancário, até os dias de hoje, a facilidade em realizar transações financeiras só aumenta.

Nos últimos anos, surgiram duas novas formas de fazer e receber pagamentos de forma segura: usando criptomoedas, que são moedas digitais que usam criptografia e blockchain, e o Pix, que é uma transferência bancária sem tarifas e instantânea, que pode ser feita entre um banco e outro.

3. Estabilidade no setor

Entre a desorganização da Bolsa de Valores pré-era tecnológica, e o vazamento de dados de investidores, muitos acidentes financeiros foram causados pela instabilidade do setor. Cada vez mais raras, graças aos avanços da tecnologia, essas catástrofes provenientes de um sistema analógico significavam grande perda de dinheiro e saúde mental.

Mas foi usando estes erros que o setor financeiro evoluiu os níveis de segurança de seus usuários, usando principalmente de criptografia para evitar novas tragédias como a invasão de hackers ou o colapso do sistema econômico.

4. Ampliação do número de vendas

Ter um ecommerce, dez anos atrás, significava construir seu próprio site, obter certificados de segurança e então batalhar para ganhar visibilidade. Hoje, o ecommerce é responsável por mais de 59% das vendas do país, devido a quão fácil se tornou ter e comprar de lojas virtuais.

Para montar um ecommerce, basta ter uma conta bancária e uma carteira digital. É possível montar o próprio site ou hospedar sua loja em um dos poderosos marketplaces. E para comprar, é igualmente fácil, contando apenas com um cadastro na loja e escolhendo uma das várias formas de pagamento existentes.

Tudo isso depende de um bom trabalho tecnológico para manter o sistema no ar, criptografar a troca de informações financeiras e garantir que nada vai vazar, que o site não vai cair na hora de confirmar a compra e por aí vai. A tecnologia, portanto, é a chave para um siste de e-commerce positivo e operante no país.

5. Melhoria na administração

A tecnologia tem o papel de otimizar a gestão interna de empresas de todos os tipos, inclusive do setor financeiro. Isso acontece porque muitas empresas da área precisam lidar com muitas variáveis diferentes e se beneficia do apoio de soluções tecnológicas para computar todos esses dados.

Por exemplo, imagine uma financeira que trabalha com o empréstimo pessoal para os consumidores. Ela pode usar a tecnologia para melhor conferir o volume de crédito no mercado, os riscos, a faixa de renda das pessoas e calcular a taxa de juros ideal para compensar o empréstimo feito.

Viu qual a importância da tecnologia no setor financeiro? Sem um bom investimento em tecnologia, fica muito difícil ter um segmento de finanças ágil e confiável. E, sem um bom setor financeiro, a economia fica travada e não consegue avançar de maneira mais livre, sem tenta pressão da burocracia.

E aí, gostou do conteúdo? Você concorda que a tecnologia é muito importante no setor financeiro? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o tema!

Outros artigos

Curso de Web Design Gratuito

09/04/2010

Curso de Web Design Gratuito

Hoje a internet e áreas destinadas a trabalhar com o computador em geral fazem parte com grande significância nas vagas de empregos em que são disponibilizadas, ...

Como identificar emails falsos

25/09/2013

Como identificar emails falsos

Na hora de aplicar golpes em internautas, visando o roubo de dados pessoais e dinheiro, os criminosos virtuais assumem o papel de funcionários de lojas online, banco...