Dicas para não cair em golpes financeiros pela internet

Navegando pela internet é cada vez mais comum encontrar sites que oferecem investimentos com lucros espetaculares em pouco tempo de atividade, baixos riscos e…

Por Andre em 25/06/2013

Navegando pela internet é cada vez mais comum encontrar sites que oferecem investimentos com lucros espetaculares em pouco tempo de atividade, baixos riscos e muitas possibilidades de sucesso.

Apesar de antigo, o golpe da pirâmide continua a afetar muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Conhecidos como “pirâmides financeiras”, esses golpes são bastante antigos e aplicados em diversos países, trazendo prejuízos para muitas pessoas que acreditaram nas falsas promessas. E apesar de toda a divulgação da atuação dos golpistas, ainda há muitos que acreditam em ganhos fáceis e sem risco.

De olho no crescimento desses falsos negócios, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que fiscaliza e regula o mercado de capitais no Brasil, divulgou um guia trazendo várias dicas para não cair em golpes financeiros pela internet.

Golpes financeiros pela internet – como evitá-los

No site da CVM, é possível conferir se a pessoa que está oferecendo o negócio possui habilitação para isso (Foto: Divulgação)

Investigar bem antes de investir é a primeira dica para evitar cair em golpes financeiros pela internet. É preciso verificar a idoneidade da empresa que está oferecendo os supostos investimentos, consultando profissionais da área ou o Portal do Investidor.

Além disso, você deve desconfiar de promessas de retornos elevados com baixo risco, já que rentabilidade e risco costumam andar juntos, e ter cuidado para não cair na lábia dos golpistas, que geralmente são simpáticos e sabem enganar bem os possíveis investidores.

O interessado em investir também deve saber que apenas as instituições financeiras autorizadas (corretoras, bancos, distribuidoras, etc) podem oferecer operações no mercado de valores mobiliários. Acessando o menu “Participantes do Mercado”, no site da CVM, você pode verificar se o ofertante está cadastrado.

Outras dicas para evitar cair em golpes financeiros pela internet

É preciso também desconfiar de ofertas tentadoras e que oferecem lucro fácil e rápido (Foto: Divulgação)

– Não deixe de questionar as pessoas que estão oferecendo o investimento sobre o funcionamento do negócio. Se elas não conseguirem dar explicações ou ficarem confusas, é sinal de que algo pode estar errado;

– Fique atento a esquemas que exigem pagamentos adiantados, pequenas taxas de entrada ou custos de materiais;

– Preste muita atenção nas propostas que oferecem comissões em troca do recrutamento de novos investidores. Ganhar dinheiro atraindo outras pessoas para o negócio, em vez de vender algum produto, é um dos sinais mais claros que indicam o golpe da pirâmide financeira;

– Se você está com algum dinheiro sobrando e quer aplicá-lo, prefira outros tipos de investimentos, como as ações ou a poupança.

Top