Conta de depósitos: o que é, como abrir

Os bancos procuram manter diversos tipos de contas para atender as necessidades dos clientes e facilitar a administração do dinheiro. Entre as opções oferecidas,…

Os bancos procuram manter diversos tipos de contas para atender as necessidades dos clientes e facilitar a administração do dinheiro. Entre as opções oferecidas, vale destacar as contas de depósitos.

Conta corrente, poupança e conta-salário são contas de depósitos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Conta salário e conta corrente: quais as diferenças

Tipos de contas de depósitos

A conta de depósito à vista, também chamada de conta corrente, se destaca como a modalidade mais usada de conta bancária. Através dela, o dinheiro fica a disposição do cliente e pode ser sacado a qualquer momento. O correntista dispõe de cartão de crédito e cheque, mas paga uma tarifa de manutenção por isso. Ele pode depositar, sacar e fazer transferências quando achar conveniente

As instituições financeiras também trabalham com a conta de depósito de poupança, ideal para estimular a economia popular e obter rendimentos com as aplicações. A caderneta mudou as suas regras e não oferece lucros como antes, mas ainda assim é uma boa alternativa para quem deseja guardar dinheiro com segurança. Diferente da conta de depósito à vista, a poupança não trabalha com cheques e nem cartão de crédito.

Outra opção de conta depósito é a ‘conta-salário’.  Esta modalidade visa facilitar o recebimento da remuneração mensal e permite o controle do fluxo de recursos. É importante salientar que, diferente da conta corrente e da conta poupança, a conta-salário não admite outro tipo de depósito além dos créditos da empresa que contratou o titular. Também não pode ser movimentada por cheques.

Como abrir uma conta de depósitos?

O cliente precisa escolher o tipo da conta e preencher a ficha-proposta de abertura. (Foto:Divulgação)

A abertura de uma conta de depósitos requer um contrato firmado entre o cliente e a instituição financeira. No entanto, antes de assinar qualquer documento, é necessário fazer uma leitura atenta das condições oferecidas pelo banco e verificar se as mesmas são adequadas ao perfil.

Continuar Lendo  Banco Luso Brasileiro Cartões

Depois de preencher a ficha-proposta de abertura de conta, o cliente (pessoa física) deve apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Ao finalizar a abertura da conta, o cliente deve pedir uma cópia de todos os documentos que assinou.

Cuidados com a conta bancária

Para ter uma conta bancária, é necessário tomar alguns cuidados. (Foto:Divulgação)

Ao abrir uma conta e começar a movimentar dinheiro, o cliente precisa tomar alguns cuidados. Confira:

• O banco não pode fazer débitos sem a prévia autorização do titular;

• Os débitos relativos às tarifas bancárias são autorizados no momento em que o cliente assina o contrato;

• O banco normalmente oferece um limite de uso, mas o correntista não precisa se endividar entrando no cheque especial;

• O cartão não precisa ser utilizado o tempo todo, no entanto, ele é um ótimo recurso para movimentar o dinheiro com segurança;

• Ao abrir uma conta de depósitos à vista, a pessoa deve evitar emprestar o cartão ou talão de cheque para terceiros.

Veja também: Fechar conta corrente: passo a passo

Top