Dicas para levar uma vida mais saudável

As doenças associadas ao estilo de vida fazem um alto número de vítimas em todo o mundo, anualmente, levando as pessoas a procurarem, cada…

Por Andre em 27/05/2014

As doenças associadas ao estilo de vida fazem um alto número de vítimas em todo o mundo, anualmente, levando as pessoas a procurarem, cada vez mais, dicas para levar uma vida mais saudável.

Ter uma vida mais saudável passa por fazer alterações na dieta alimentar (Foto: Divulgação)

Para aqueles que estão em busca de uma melhor qualidade de vida, é necessário fazer, principalmente, algumas mudanças na dieta alimentar, pois o que comemos e bebemos tem influência direta na saúde do corpo como um todo.

Além disso, a vida saudável também está ligada à prática de exercícios físicos, que ajudam a aumentar o condicionamento e a longevidade, além de diminuir o estresse, e até mesmo na mudança da maneira de pensar, deixando pensamentos e atitudes negativas de lado.

Mitos e verdades sobre vida saudável

Saiba os benefícios da caminhada rápida

Dicas para levar uma vida mais saudável

Ingerir mais líquido ao longo do dia, principalmente água, é outra dica importante (Foto: Divulgação)

– Distribua melhor as refeições ao longo do dia, alimentando-se de três em três horas, para evitar a redução do metabolismo e a sobrecarga em determinadas refeições.

– Evite o consumo de refrigerantes, pois eles estão relacionados à diabete e obesidade, no caso dos normais, e à piora no funcionamento dos rins, no caso dos não adoçados.

– Cuidado também ao consumir sucos prontos. A frutose encontrada neles pode provocar aumento da pressão arterial quando consumida em excesso.

– Beba mais água, ela ajuda a manter o metabolismo e a atividade das células corporais, além de facilitar o funcionamento do intestino.

– Substitua os carboidratos refinados pelos alimentos integrais.

– Evite consumir alimentos muito calóricos à noite, pois isso pode prejudicar o sono e facilitar o ganho de peso.

Outras dicas

A vida mais saudável inclui também momentos de lazer com a família e a prática de atividades prazerosas (Foto: Divulgação)

Entre as dicas para levar uma vida mais saudável, também não podemos deixar de citar:

– Pratique mais atividades físicas. Elas ajudam a manter a massa muscular, dão mais disposição para encarar o dia a dia e contribuem para o bem-estar.

– Durma bem, evitando refeições pesadas à noite, cafeína e exercícios pesados no período noturno.

– Os medicamentos devem ser consumidos somente sob orientação médica. Assim você evita vários problemas que podem surgir da automedicação.

– Diminua o consumo excessivo de álcool, pois ele é bastante nocivo ao pâncreas e ao fígado, órgãos essenciais para o metabolismo.

– Pare de fumar. O cigarro é fator de risco para várias doenças, além de sobrecarregar o pulmão e o sistema circulatório.

– Saia da rotina, fazendo atividades das quais você gosta. Isso contribui para relaxar e deixar as preocupações de lado.

Top