Dicas para evitar crises de asma

Com a aproximação do inverno, as pessoas que têm asma começam a ficar mais preocupadas, devido às condições da estação que costumam contribuir para…

Com a aproximação do inverno, as pessoas que têm asma começam a ficar mais preocupadas, devido às condições da estação que costumam contribuir para a piora no quadro respiratório. Mas seguindo algumas dicas para evitar crises de asma, é possível manter esses problemas mais distantes.

Quem tem asma precisa se cuidar bem, para evitar as crises, que costumam ser complicadas (Foto: Divulgação)

A asma é uma doença caracterizada pela inflamação crônica dos bronquíolos (canais de ar dos pulmões), que dificulta a passagem do ar, resultando em contrações ou broncoespasmos. Nas crises de asma, a pessoa tem dificuldade para respirar e, em muitos momentos, aparece a sensação de sufoco.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas em todo o planeta são asmáticas, lembrando que a doença pode acometer pessoas de qualquer faixa etária. No Brasil, estima-se que 10% da população (em torno de 20 milhões de pessoas) tenha asma.

Mitos e verdades sobre bombinhas de asma

Diferenças entre asma e bronquite crônica

Dicas para evitar crises de asma

É preciso ficar o mais longe possível do cigarro e da sua fumaça (Foto: Divulgação)

Como entre os principais desencadeadores de crises asmáticas estão a poeira e o mofo, uma das melhores maneiras de evitar que elas apareçam é manter a casa sempre limpa, impedindo o contato com estes agentes.

Outras dicas para evitar crises de asma são:

– Não fumar e evitar o contato com a fumaça do cigarro.

– Evitar o uso de tapetes, carpetes, cobertores de lã e cortinas, que podem acumular muita poeira.

– Utilizar capas impermeáveis em colchões e travesseiros.

Continuar Lendo  Dicas para fazer ginástica em casa

– Lavar as roupas de cama com frequência.

– Não frequentar lugares com baixa umidade do ar.

– Lavar as roupas de inverno antes de usá-las.

– Evitar criar animais de estimação no interior da casa.

– Cheiros de perfume, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, tintas, gases e outros tipos de fumaça também devem ser evitados.

Outras sugestões

Outra dica interessante é usar capas impermeáveis no colchão e nos travesseiros (Foto: Divulgação)

Outras formas de prevenção contra crises de asma incluem evitar mudanças abruptas de temperatura e praticar exercícios físicos diariamente, mas sem cometer excessos. Natação, caminhadas e pedaladas são boas opções de atividades para quem tem asma.

Além disso, você deve ingerir bastante líquido, principalmente água, pois isso ajuda a diminuir a secreção brônquica, contribuindo para facilitar a expectoração. E lembre-se de consultar o médico se as crises se agravarem, pois a asma não controlada pode levar a sérias complicações.

Top