Dicas para estudar melhor

Estudar é essencial para melhor o seu desempenho na escola, ingressar em uma universidade e até conquistar uma vaga de emprego, já que para…

Por Élida Santos em 08/02/2013

Estudar é essencial para melhor o seu desempenho na escola, ingressar em uma universidade e até conquistar uma vaga de emprego, já que para ser selecionado para um órgão público é fundamental vencer a concorrência de um concurso público. A tarefa nada simples e que exige muito do estudante, mas quem tem objetivos relacionados a essa rotina deve saber a melhor forma para conquistar êxito. Por isso, separamos dicas para garantir o sucesso do seu estudo:

Estudar é fundamental para se dar bem. (Foto: Divulgação)

Escolha o período do dia mais adequado para estudar

Algumas pessoas reclamam que têm dificuldades de ficar concentradas durante a noite, já outras não conseguem prestar atenção no que fazem de manhã e ainda têm aqueles que não gostam de estudar no período da tarde, quando geralmente faz mais calor. Para saber o horário para absorção do conhecimento é necessário testar e observar o seu comportamento. O aproveitamento do estudo aumenta se escolher a hora certa para estudar.

Veja também: Quais os melhores horários para se fazer caminhada

Organização da agenda é fundamental para estudar melhor

O dia a dia é corrido para a maioria das pessoas. Quem trabalha, estuda e ainda faz atividades extracurriculares e quer arrumar algumas horas vagas para se aplicar as disciplinas que possui mais dificuldade, ou pretende se emprenhar para aprovação em concurso público, necessita prestar atenção na agenda. Organizar o dia é primordial para também aproveitar para fazer leituras em momentos como, quando está a caminho da empresa que trabalha ou universidade, mas para aumentar a qualidade dos estudos bom mesmo é separar uma hora do dia somente para fazer exercícios e demais atividades relacionadas a absorção de conhecimento. Se for preciso, sacrifique alguma atividade excessiva, como idas diárias a academia, diminua a quantidade de horas nesse local, ou opte por se exercitar em casa ou nas proximidades para perder menos tempo.

Leia mais sobre: Como ajudar seu filho a estudar

Separe os livros e comece a estudar com uma rotina certa (Foto: Divulgação)

Não exagere no estudo

Outro erro comum de quem deseja se aplicar aos estudos é o exagero. Faça pausas entre as intermináveis horas que fica de frente com os livros, ou seja, a cada 1h estudando pelo menos 15 minutos de pausa total, sem leitura. Também é importante se alimentar bem para que seu cérebro funcione direitinho no processamento de informações. Além disso, elimine as distrações com a internet, celular, televisão e tudo mais que tira a sua capacidade de aprender para aumentar o aproveitamento dos estudos.

Top