Como ajudar seu filho a estudar

Estudar em casa é uma etapa fundamental dos estudos de seus filhos para garantir o sucesso escolar. A maioria dos professores passa tarefas e…

Estudar em casa é uma etapa fundamental dos estudos de seus filhos para garantir o sucesso escolar. A maioria dos professores passa tarefas e trabalhos para serem realizados fora do horário de aulas e muitas vezes as crianças não conseguem se organizar e se concentrar para realizar essas tarefas. Não basta ameaçar e proibir a criança de realizar as atividades que ela gosta, mas é preciso saber o que fazer para ajudar seus filhos a estudar em casa.

A primeira pergunta que deve ser feita é: seu filho tem um ambiente adequado para os estudos? Vai ser muito mais difícil para ele se concentrar nos estudos se tiver ao seu redor televisão, videogames ou brinquedos. Também é preciso uma mesa ampla, onde ele possa espalhar livros e cadernos, além de uma iluminação adequada para que ele não fique com a vista cansada e desista de estudar. Durante o período em que a criança estará estudando, o lugar não deve ter pessoas passando ou outras distrações. É possível que seja uma mesa em seu quarto, na sala ou outro lugar disponível na casa e é necessário que a criança fique confortável ali.

Quando a criança for começar os estudos, oriente para que tenha todo o seu material por perto. Isso evita que ela fique levantando para ir buscar as coisas que faltam em outros lugares e se distraia mais. Mostre para a criança que, sendo organizada, guardando as coisas sempre no mesmo lugar e, após estudar, deixando tudo o que ela precisará levar para a escola arrumado na mochila, ela vai ganhar tempo para brincar, sem precisar ficar procurando suas coisas. Não force a criança a estudar logo depois do almoço ou da janta. O ideal é que ela chegue em casa, almoce ou tome o café da tarde (dependendo do horário em que estuda), descanse um pouco e apenas depois comece a estudar. Tente fazer com que esse horário se repita todos os dias, é importante criar uma rotina. Não adianta querer que a criança fique horas estudando, sentada quieta na mesa. Cada criança tem um limite de tempo em que conseguirá se manter concentrada, realizando tarefas ou estudando para provas, não adianta exigir mais dela, só vai fazer com que ela, cansada, se confunda ao tentar estudar.

Leia Também:  Criança com medo de dentista: o que fazer

A maioria das crianças utiliza o computador como meio de realizar as pesquisas e os trabalhos escolares. É muito importante que o tempo que elas passam na frente do computador seja controlado: uma parte deve ser dedicada aos estudos e pesquisas, sem que ela se perca navegando por outros sites ou usando programas de comunicação instantânea ou redes sociais. Deixe claro que ela poderá ficar no computador para fazer isso em outro horário e que é importante que ela não se distraia para conseguir realizar suas tarefas com sucesso e mais rapidamente.

Para que a criança tenha sucesso escolar, a participação dos pais é muito importante. O interesse pelas atividades dos filhos serve como estímulo para a criança. Ao perceber que suas atividades também são importantes para você é possível que a criança se esforce mais, mostre sempre seus avanços, procure solucionar suas dúvidas e cuide de seu material e de suas tarefas. Faça parte da infância de seu filho e construa uma relação saudável que vai ajudar os dois pelo resto da vida!

 

Top