Dicas para eliminar os calos

A maioria das pessoas certamente alguma vez já se perguntou por que os calos aparecem e o que eles realmente são. O fato é…

Por Editorial MDT em 02/10/2012

A maioria das pessoas certamente alguma vez já se perguntou por que os calos aparecem e o que eles realmente são. O fato é que esse problema causa muita dor e desconforto aos pés, além de ser esteticamente desagradável. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de para eliminar os calos.

Os calos podem ser causados principalmente pelo atrito dos pés aos calçados desconfortáveis. (Foto: divulgação)

O que são calos

Os calos são reações naturais da pele causadas por algum tipo de trauma em determinada região ou até mesmo pela própria constituição óssea. Esse problema pode surgir por vários motivos, inclusive por movimentos repetitivos.

Eles afetam principalmente a região dos pés, quando usamos sapatos muito apertados ou de material rígido que junto com o atrito dos movimentos diários, acaba favorecendo o aparecimento dos calos nos pés.

Geralmente, quando o atrito é provocado no andar, os calos aparecem nos calcanhares ou na sola dos pés. Eles podem surgir ainda em cima dos dedos, sendo causados pelo uso incorreto de sapatos apertados.

Os sapatos de salto podem causar calos nos pés. (Foto: divulgação)

Veja também como tratar rachaduras nos pés

Dicas de como eliminar os calos

1. Uma ótima opção é procurar um podólogo para avaliar o caso. Esse profissional é responsável por tratar as lesões superficiais que ocorrem nos pés. Ele poderá avaliar o calo e indicar qual o melhor tratamento para eliminar o problema.

2. Uma das formas de evitar esse problema é evitando o uso de calçados duros ou muito abertos. Prefira os tênis confortáveis, evite ficar muito tempo descalço e faça uma boa higiene nos pés diariamente.

3. Outra dica para eliminar os calos é o uso de palmilhas confortáveis, que ajudam a manter os pés mais seguros durante o dia.

4. O uso de lixas ajuda a eliminar os calos, principalmente nas partes mais ásperas e duras dos pés. Esse processo deve ser feito logo após o banho, ou após deixar de molho em água morna. Dessa forma, a remoção dos calos ficará mais fácil.

5. Evite o uso de calçados de bico fino e apertados demais nos dedos, pois podem causar os calos.

6. Utilize sempre cremes hidratantes nos pés, principalmente os que contenham uréia em sua composição.

Uma boa higiene e hidratação dos pés ajuda a eliminar os calos. (Foto: divulgação)

Veja também como remover calos dos dedos

Os calos são problemas que causam muita dor e incomodo aos pés ao longo do dia. Para evitar ou eliminar esse problema o mais indicado é optar pelo uso de calçados confortáveis no dia a dia. Além disso, uma boa hidratação, maiores cuidados com a higiene dos pés são  indispensáveis para acabar com esse problema. Em casos mais graves, o ideal é procurar ajuda de um podólogo para melhores orientações.

Top