Dicas para depilação, antes e depois

Eliminar os pelos indesejáveis do corpo é uma prática constante para as mulheres. Entre os métodos mais usados estão a lâmina de barbear, a…

Por Editorial MDT em 17/03/2012

Eliminar os pelos indesejáveis do corpo é uma prática constante para as mulheres. Entre os métodos mais usados estão a lâmina de barbear, a cera, o creme depilatório e a máquina depilatória. A depilação definitiva com laser ainda é cara. Porém podem-se obter bons resultados, ainda que temporários, com os métodos tradicionais seguindo algumas dicas.

Antes de depilar, tenha o costume de fazer a esfoliação da pele, o que além de remover células mortas, previne que os pelos encravem. Porém, faça o procedimento três dias antes e três dias depois da depilação.

Hidratar a pele é fundamental (Foto: divulgação)

Manter a pele hidratada também ajuda a diminuir a irritação quando for depilá-la. Use hidratantes e óleos, de preferência após tomar banho. Na depilação com cera, é indicado que se aguarde um tempo de quatro semanas entre as depilações, para que o pelo seja arrancado pela raiz e não se quebre. Deve-se também parar uma semana antes os tratamentos com ácido glicólico ou retinóico, para que a pele não fique muito sensível.

A cútis deve estar limpa antes da depilação e a temperatura da cera precisa ser controlada para que não queime a pele. Fazer uso de bucha vegetal para massagear a pele, duas vezes por semana, durante o banho, auxilia os pelos a crescerem no local correto, sem que encravem.

Esfolie a pele antes e depois de depilar (Foto: divulgação)

Após a depilação, passe óleo vegetal de amêndoas, coco ou uva na região depilada. O procedimento pode ser feito durante o banho. Pelos encravados podem aparecer mesmo após os cuidados. Nesse caso, evite mexer neles, para que não haja infecção. Depois de depilar as axilas, não passe desodorante com álcool para não manchar a pele, dê preferência a um gel refrescante com atuação anti-inflamatória.

Aguarde um intervalo entre uma depilação e outra (Foto: divulgação)

Quem tem o costume de depilar as pernas com lâmina também pode tomar alguns cuidados. Passar creme nas axilas, pernas ou virilha antes de começar, por exemplo, faz com que o pelo fique menos resistente e mais fácil de ser cortado. O indicado é que se use um creme que contenha ácido hialurônico, lactato de amônia ou uréia, e que aja por quatro minutos na pele antes da depilação.

Top