Saibas quais os Benefícios da Beterraba

A beterraba é um tubérculo, também conhecida como raiz. Pode ser consumida de diferentes formas e pela sua alta concentração de amido tem um…

A beterraba é um tubérculo, também conhecida como raiz. Pode ser consumida de diferentes formas e pela sua alta concentração de amido tem um gosto levemente adocicado. Normalmente está presente em saladas, mas existem os mais diferentes pratos doces e salgados feitos com o tubérculo. Além das beterrabas de cor escura, que são as usadas na nossa alimentação, há também as brancas, usadas para a extração de açúcar. A raiz pode trazer muitos benefícios para a saúde, pois é rica em nutrientes. Saiba um pouco mais sobre o assunto.

Entre os benefícios da beterraba podemos citar a alta concentração de ferro no alimento. Ela é indicada para pessoas com deficiência de ferro no organismo. A raiz também é antioxidante e pode ser usada no combate de doenças infecciosas. Ao cozinhar a beterraba, alguns nutrientes são perdidos. Por esse motivo, o consumo mais indicado é o da beterraba crua. As vitaminas podem ser aproveitadas com maior eficiência dessa maneira.

O nitrato presente nas beterrabas ajuda a reduzir a pressão arterial, ajudando a manter um sistema cardiovascular mais saudável. A concentração de minerais ajuda a manter a quantidade de líquidos equilibrada no organismo. Isso evita a perda excessiva de líquidos. A beterraba ainda ajuda na manutenção dos tecidos musculares, nervosos e ósseos, sendo super indicada para quem pratica atividades físicas regularmente.

A beterraba na alimentação pode ser inserida de diferentes formas. Você pode consumi-la crua, cozida, como suco, em doces, bolos e assim por diante. Por ser uma raiz rica em amido, ela serve tanto para pratos doces e salgados. Por sua cor forte, pode ser ainda mais fácil de ser incorporada na alimentação de uma criança, por exemplo. Cores fortes e vivas conquistam crianças de todas as idades.

Leia Também:  Receita de Sopa de Beterraba

O tubérculo ainda é boa fonte de ácido fólico, rica em potássio, contém uma pequena concentração de vitamina C e a coroa folhosa é rica em betacaroneto, cálcio e ferro. Nutricionalmente a beterraba cozida pode ser tão benéfica quanto a crua. Por isso, você pode escolher a melhor forma de consumi-la.

Ela também possui uma ação laxante. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de intestino preso. Devido sua ação diurética e tônica também é indicada para quem sofre de problemas renais, como cálculo, infecção e assim por diante. Nesse caso, o consumo é indicado em suco. O sumo fresco de beterraba crua é uma fonte de vitaminas e minerais concentrada, sendo considerado o melhor tónico para convalescentes. Se preferir, dilua-o com sumo de cenoura.

A beterraba para a saúde só tem pontos positivos a oferecer. Não deixe de consumi-la e conhecer um pouco mais do poder dessa raiz.

Top