Dicas para customizar vestidos

Nunca é demais conhecer técnicas de artesanato, sejam elas simples ou elaboradas. Além da possibilidade de se criar algo novo e personalizado, também podemos transformar coisas antigas em novas. E quem é que não tem, no guarda-roupa, vestidos dos quais já se enjoou? Antes de se desfazer deles, veja algumas dicas para customizar vestidos e dê cara nova à sua peça. As ideias de customização são simples, mas podem fazer muita diferença, no visual.

Vestidos com bordados em áreas diferentes (Foto: Divulgação)

Bordar vestidos

Repare na imagem, acima, como um simples bordado no vestido pode fazer toda a diferença. Para quem já tem conhecimento e habilidade com bordados, o trabalho pode ser feito com linhas, criando figuras variadas. Porém, o mesmo pode ser feito com miçangas e pedrarias, que são facilmente aplicadas às peças, bastante tesoura, agulha e linha para isso. Crie desenhos, no papel, copiando-os no vestido.

O local onde o bordado será feito também pode ser importante. O trabalho chama a atenção, desviando os olhares de partes que a pessoa não quer que sejam notadas.

Aplicações nos vestidos

Não muito diferentes dos bordados, as aplicações de diferentes materiais também seguem técnicas simples, mas que podem resultar em trabalhos muito criativos.

Na imagem abaixo, vemos um vestido customizado, aparentemente sem graça, que ganhou cara nova, com a aplicação de rendas, na abertura do busto e na gola. Estes materiais podem ser encontrados em muitas lojas de tecidos e sua variação de cores é muito grande. Outra dica é usar, também, a renda Guipir, que está super em alta e pode ser aplicada da mesma forma. Basta decidir o local marcá-lo e costurar o material.

Aplicações de renda em decote e gola do vestido (Foto: Divulgação)

Pintar vestidos com caneta

Calma! Não se trata da caneta comum, usada para escrever. Seria possível usá-las, mas a tinta sairia e borraria todo o tecido, ao ser lavado. Customizar vestidos com caneta de tinta especial pode ser uma ótima opção para quem não tem muita habilidade com costuras e afins.

Cantes com tinta de tecido facilitam a customização (Foto: Divulgação)

Tais canetinhas contêm tinta especial para a pintura de tecidos. Por isso, e peça poderá ser lavada, normalmente. A durabilidade é satisfatória, mas se a roupas forem lavadas excessivamente, as tintas irão desbotar mais rápido.

A forma como a caneta será usada dependerá da imaginação e habilidade de cada pessoa. Você pode optar pela pintura de um vestido que já contenha desenhos, sendo necessário apenas preenchê-los, como na imagem. Já as mais corajosas podem criar figuras e transferi-las para a peça, como se estivessem desenhando em um papel.

Reply