Dicas para cuidar dos móveis da varanda

A varanda é uma das divisões mais acolhedoras da casa, principalmente durante o verão. O espaço pode contar com elementos paisagistas para proporcionar o…

Por Isabella Moretti em 02/01/2012

A limpeza dos móveis da varanda deve ser periódica.

A varanda é uma das divisões mais acolhedoras da casa, principalmente durante o verão. O espaço pode contar com elementos paisagistas para proporcionar o contato dos moradores com a natureza, além dos móveis que garantem o descanso e o relaxamento neste ambiente.

Há várias ideias interessantes que podem contribuir com a decoração da varanda, aproveitando espaços pequenos ou extensos, cobertos ou ao ar livre. Os moradores ainda enfrentam o constante desafio de manter os móveis preservados, ou seja, sem danos causados exposição aos fatores climáticos.

Quando os móveis da varanda ficam expostos ao sol e à chuva, a vida útil de cada peça acaba sendo reduzida. Por isso é importante otimizar a resistência dos itens mobiliários para suportar as mudanças do clima.

O mobiliário específico para a área externa costuma ser fabricado com materiais resistentes, como é o caso do alumínio e da fibra sintética. Alguns tipos de madeiras também são usados para a construção de móveis para varanda, com a capacidade de resistir às ações do clima e decorar os espaços com um toque de naturalidade.

Móveis de alumínio na varanda.

As peças mobiliárias que apresentam algum tipo de tecido ou tela na estrutura necessitam de mais cuidados. O móvel de descanso destinado para a área externa requer um acabamento com têxtil 100% poliéster, com impermeabilização e tratamento antimofo.

Manutenção dos móveis da varanda

A limpeza é um ponto fundamental para a conservação dos móveis da varanda, por isso a necessidade de escolher os produtos adequados e usá-los na quantidade certa. Quando não existe a manutenção diária da mobília externa, a degradação das peças acaba acontecendo com maior freqüência.

A limpeza de cada móvel depende do material de fabricação, confira a seguir algumas dicas para limpar as peças que decoram a área externa:

Móveis de fibra natural: use apenas aspirador ou espanador.

Móveis de alumínio: use uma flanela branca para a limpeza. A melhor solução para ressaltar o brilho é a cera automotiva, enquanto a pintura fosca requer silicone líquido.

Móveis de madeira: limpe a peça com um pano úmido diariamente e aplique verniz náutico pelo menos uma vez por ano.

Móveis de fibra sintética: Use água, sabão neutro e esponja para a limpeza.

Móveis estofados: no caso de revestimento com telas, é indicado lavar com água e sabão neutro pelo menos duas vezes por semana. Os bronzeadores e repelentes quando entram em contado com o material podem causar manchas.

Aproveite as dicas e cuide da manutenção dos móveis externos.

Aproveite as dicas para manter os móveis da varanda em bom estado e contribuir com uma área externa bem decorada durante o ano todo.

Top