Dicas para cuidar da pele do bebê

A pele do bebê é muito delicada e sensível, tendo apenas a metade da espessura da pele de um adulto. Além disso, ela possui…

A pele do bebê é muito delicada e sensível, tendo apenas a metade da espessura da pele de um adulto. Além disso, ela possui menos pelos e as glândulas sudoríparas ainda são imaturas, não trabalhando perfeitamente. Outro fator que faz com que a pele dos recém-nascidos seja mais sensível é a dificuldade dela em manter a temperatura corporal, porque a sua espessura é mais fina. Por isso, é preciso ter cuidados especiais para que ela fique macia e saudável. Para tanto, siga as nossas dicas para cuidar da pele do bebê.

As brotoejas, que deixam a pele do bebê grossa ou com bolinhas são derivadas do entupimento das glândulas sudoríparas, o que causa muita coceira e irritação. Elas são resultado da exposição intensa do bebê ao sol, em dias quentes e úmidos, de febre ou do calor excessivo. Desse modo, o bebê transpira e as glândulas, estando entupidas, causam as erupções cutâneas.

Portanto, para prevenir que as brotoejas incomodem o seu filho, coloque sempre roupas fresquinhas nele ao sair no sol e dê banhos com uma colher de amido de milho na banheira, em ambiente agradável. Após o banho, seque o bebê com pequenos tapinhas suaves, e não esfregando-o com a toalha.

Entretanto, se o seu bebê já tem brotoejas, é preciso curá-las. Existe um método natural, que é um spray de vitamina C, produzido com a mistura de 2 colheres de sopa de vitamina C em pó, com meia xícara de chá de gel de aloe vera. Coloque essa mistura em um borrifador e passe nas erupções duas ou três vezes ao dia, até que elas desapareçam completamente.

Em dias muito frios, a pele do bebê pode mostrar rachaduras ou pele ressecada. Como foi escrito acima, a espessura da pele do bebê é bem mais fina que a de um adulto. Portanto, ele sente muito mais frio que nós. Então, em dias muito frios, agasalhe bem o seu bebê para que a sua pele não fique ressecada. No entanto, cuidado para não colocar muitas roupas quentes nele, pois isso pode lhe causar incômodos e brotoejas. O melhor termômetro para saber se o seu filho está com calor ou não é o quanto ele chora, após você trocar as roupinhas dele. Se o bebê chorar demais, ele certamente estará desconfortável com a quantidade de roupas.

Leia Também:  Dicas para a pele do bebê ficar sempre saudável

Para dar banho no seu bebê, use sempre sabonetes e xampus específicos para bebês, com PH neutro. Lave a pele do seu bebê rapidamente para que ela não fique muito tempo exposta à água, que pode causar algumas escamações. Depois do banho, passe talco no bumbum do bebê e um hidratante específico para o tipo de pele do seu bebê, pelo corpo todo.

Esses são alguns cuidados básicos que são necessários para que o seu bebê tenha uma pele bonita, saudável e brilhante. Siga essas dicas e não deixe que o seu filho sofra por causa de brotoejas ou incômodos na pele.

 

Top