Dicas para cortar as unhas do seu bebê

Dicas para cortar as unhas do seu bebê

Muitas mães têm dúvidas em relação aos cuidados do bebê. Isso se torna ainda mais intenso, quando os pais são de “primeira viagem”. Sabendo…

Por Editorial MDT em 03/07/2013

Muitas mães têm dúvidas em relação aos cuidados do bebê. Isso se torna ainda mais intenso, quando os pais são de “primeira viagem”. Sabendo das dificuldades que eles enfrentam, conheça abaixo algumas dicas para cortar as unhas do bebê.

Conheça algumas dicas de como cortar as unhas do bebê. (Foto: divulgação)

Momento exato para cortar as unhas do bebê

A maioria dos bebês já nascem com as unhas compridas, o que pode causar alguns danos ao pequeno, por exemplo, se arranharem. Apesar disso, os pais devem evitar cortar as unhas dos bebês, nos primeiros dias. Isso porque elas são muito finas e flexíveis, podendo ocasionar algum sangramento.

Aprenda a evitar o corte das unhas do bebê

Como foi anteriormente mencionado, nos primeiros dias de vida, o bebê não deve ter suas unhas cortadas. Dessa forma, para evitar que ele se machuque, os pais podem recorrer ao uso de luvas nas mãos dos bebês, desde que não esteja muito calor. Com o tempo, as unhas ficam um pouco mais fortes, tornando mais fácil cortá-las. As unhas dos bebês crescem muito rápido, sendo necessário apará-las mais de uma vez por semana.

Alguns pais possuem dúvidas em relação aos cuidados do bebê. (Foto: divulgação)

Aprenda a cortar a unha do bebê

A melhor forma de cortar a unha do bebê é utilizar as próprias mãos para tirar o excesso. Isso porque, no começo, elas são bem finas e moles, conseguindo retirá-las sem muita resistência. Além disso, os pais também podem utilizar tesouras e cortadores de unha especiais para o bebê. Esses utensílios, geralmente, tem pontas arredondadas para evitar qualquer trauma ao bebê.

Para poder  ter maior segurança e executar a operação mais facilmente, é importante que tenha dois adultos: um para segurar o bebê, de modo a evitar que ele mexa demais e o outro para cortar a unha. Caso não seja possível a presença de duas pessoas, a mamãe pode aproveitar quando o bebê estiver mamando ou dormindo para realizar o corte.

Realizando o corte ideal

As unhas do bebê devem ser cortadas de forma adequadas, deixando-as arredondadas. Este formato evita que os bebês se arranhem durante os movimentos. Além disso, a melhor maneira que existe para cortar as unhas, é pressionar as pontas dos dedos para baixo, de modo a diminuir o risco de pegar a pele e o dedo do bebê. Durante a realização do corte, é muito importante que a mãe segure bem firme a mão do bebê.

Os bebês já nascem com as unhas compridas. (Foto: divulgação)

Cortar as unhas do bebê, não é uma tarefa fácil e necessita de um cuidado especial. Após conhecer algumas dicas de como cortar as unhas do pequeno, basta segui-las.

Top