Dicas para cortar a unha da criança

As crianças possuem unhas mais finas e delicadas, por isso é importante tomar cuidado na hora de cortar. Para prevenir problemas como infecções, cortar…

As crianças possuem unhas mais finas e delicadas, por isso é importante tomar cuidado na hora de cortar. Para prevenir problemas como infecções, cortar as unhas dos pequenos deve ser um ato rotineiro e cuidadoso. É importante saber como cortar as unhas do bebê e da criança. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para cortar a unha da criança.

As tesouras e alicates de cortar unhas da criança devem ser sem pontas. (Foto: divulgação)

Cortar a unha da criança

As unhas do bebê devem começar a serem cortadas após 15 ou 20 dias do nascimento. Antes desse período não é recomendado o corte, pois há risco de machucar o dedinho, uma vez que as unhas são muito macias. Para evitar que o pequeno se machuque, é indicado colocar uma luvinha nas mãos, evitando o contato das mãos com o rosto. Depois dessa fase, as unhas podem ser cortadas uma vez a cada semana, dependendo da velocidade de crescimento delas.

Cuidar das unhas da criança exige atenção especial, afinal elas não podem crescer por muito tempo já que acumulam sujeiras e aumentam o risco de arranhões nos olhos e rosto. Por outro lado, não se deve cortar em excesso, pois pode causar sangramento e infecção. A tarefa de cortas as unhas do bebê não é simples, já que a criança tende a resistir ao corte. Para ajudar na tarefa, confira algumas dicas de como cortar as unhas do bebê.

As unhas da criança podem ser cortadas enquanto ela dorme. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que fortalecem cabelos e unhas 

Dicas para cortar a unha da criança

1. A maneira mais fácil de cortar as unhas do bebê é retirando o excesso com as mãos. Elas são tão molinhas que o excesso sai com muita facilidade. Você pode utilizar tanto tesouras como cortadores de unhas especiais para crianças, ou seja, com pontas arredondadas;

Continuar Lendo  Pijama: como escolher o modelo certo

2. Uma dica é pedir ajuda para outro adulto na hora de cortar as unhas do bebê, para que ele não se mexa muito. Outra forma muito eficaz é cortar quando a criança estiver dormindo ou mamando. Pressione as pontas dos dedos para baixo para diminuir o risco de pegar a pele e segure firme a mão do pequeno enquanto corta;

3. As unhas são pequenas e muito difíceis de serem cortadas, porém devem ser feitas em formatos arredondados para evitar que fiquem os cantinhos que arranham o bebê;

4. Um excelente truque é fazer pequenos aparos nas pontas das unhas da criança. Isso deve ser feito após o banho, pois as unhas estão mais moles e fáceis de serem cortadas.

Cortar as unhas da criança pode ser uma tarefa difícil. (Foto: divulgação)

Veja também adesivo infantil para unhas 

Cortar as unhas da criança pode parecer uma tarefa muito difícil. Porém, com alguns cuidados pode ser mais fácil do que parece. É muito importante que durante o corte a mãe tenha cuidado para não machucar ou cortar a pele do dedo do bebê. É preciso ter muita paciência para cortar as unhas do pequeno. Aposte nas dicas citadas e corte corretamente as unhas do seu filho.

Top