Modelos de cortinas para bloquear luz

As cortinas são responsáveis por dar um toque final na decoração dos ambientes. Elas deixam a área com uma atmosfera mais confortável e contribuem…

Por Isabella Moretti em 19/05/2013

As cortinas são responsáveis por dar um toque final na decoração dos ambientes. Elas deixam a área com uma atmosfera mais confortável e contribuem com o dia a dia dos moradores em vários aspectos.

As cortinas controlam a entrada de luz e garantem privacidade. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Truques de decoração com cortinas

Cortina: um item estético e funcional

A escolha da cortina reconhece diversos fatores, como o estilo predominante na decoração, a proposta do ambiente, o orçamento e as necessidades dos moradores. Ao errar na compra, a pessoa pode desperdiçar dinheiro e ainda comprometer o resultado estético.

Além de assumir caráter estético na decoração de um cômodo, a cortina também se destaca por se tratar de um item extremamente funcional. Quando bem escolhida, ela impede a entrada excessiva de luz e poeira. O modelo ideal também é capaz de reforçar a privacidade da casa.

A sensação de conforto proporcionada pelas cortinas varia de acordo com a ocasião. Por exemplo, se os moradores estão vivenciando uma temporada de verão, eles podem tornar o ambiente mais fresco usando peças confeccionadas com tecidos leves e claros. Por outro lado, se for o auge do inverno, é mais adequado trabalhar com cortinas pesadas e com cores quentes para aquecer o lar.

Sugestões de cortinas que bloqueiam a luz

A cortina que bloqueia a luz é ideal para a sala de TV. (Foto:Divulgação)

As cortinas capazes de bloquear a luz ajudam a compor um ambiente mais aconchegante e aumentam a privacidade. Elas são perfeitas para sala de TV, pois diminuem a claridade e melhoram a sensação de assistir um filme ou programa.

Uma boa sugestão de cortina para escurecer o ambiente é a blackout. Além de cortar a luz, o modelo também diminui os ruídos externos e tem a capacidade de proteger os móveis do sol. O efeito proporcionado pela cortina blackout é o típico ‘escurinho de cinema’.

As cortinas blackout são discretas e, por isso, encontradas com mais facilidade nas cores neutras. Devido às tecnologias associadas, o modelo pode acabar saindo mais caro do que o convencional.

Além do quarto e do home theater, a cortina blackout também costuma ter a sua funcionalidade explorada por estúdios de fotografia, laboratórios e quartos de hospitais. A peça escolhida deve, primeiramente, reconhecer as necessidades do espaço e valorizar as dimensões da janela.

Existem cortinas que controlam melhor a entrada de luz. (Foto:Divulgação)

Nem sempre o uso de uma cortina escura é viável para reduzir a claridade de um ambiente. A peça provoca a sensação de que o espaço é menor e também pode sobrecarregar a decoração.

Quem deseja bloquear a luz de um ambiente usando um modelo de cortina convencional não deve renunciar ao forro. Este elemento feito separadamente evita o sol excessivo.

A busca por maior controle na regulagem de luz faz com que muitos moradores substituam as cortinas por persianas. Estas peças modernas são fabricadas com PVC, alumínio, bambu, entre outros tipos de materiais.

Veja também: Cortina Blackout: como usar

Top