Dicas para armazenar leite materno

Confira dicas para armazenar leite materno! A amamentação do bebê também pode ser feita enquanto a mãe não estiver por perto, no entanto, o…

Por Isabella Moretti em 19/12/2015

Confira dicas para armazenar leite materno! A amamentação do bebê também pode ser feita enquanto a mãe não estiver por perto, no entanto, o leite deve ser guardado corretamente para que não ocorra nenhum tipo de contaminação e não ofereça risco à saúde da criança.

Dicas para armazenar leite materno. (Foto Ilustrativa)

Dicas para armazenar leite materno. (Foto Ilustrativa)

A técnica de armazenamento de leite é uma ótima alternativa para as mães que retornaram ao trabalho após a licença maternidade, mas desejam continuar amamentando o bebê. O leite materno deve complementar a alimentação da criança até os dois anos de idade, pois contém propriedades essenciais para que o crescimento seja saudável.

O prazo de validade do leite materno é curto, após a retirada deve ser utilizado em no máximo duas horas. Porém, quando é armazenado na geladeira esse prazo é estendido para 12 horas, já no congelador o leite permanece próprio para o consumo por 7 dias.

Leia também: Poltronas de amamentação como escolher

Dicas para armazenar leite materno

Veja dicas para armazenar leite materno:

Esterilização dos recipientes

Os recipientes que armazenam o leite devem ser esterilizados, lavar apenas com o detergente não é suficiente para impedir a contaminação do leite por possíveis bactérias. A mamadeira ou pote de vidro com tampa de plástico escolhido par guardar o leite deve ser colocado em água fervente por 15 minutos. A secagem tem que acontecer naturalmente, apenas posicione o recipiente com a boca para baixo em cima de uma toalha de pano limpa.

Como tirar o leite

Muito cuidado na hora de tirar o leite. (Foto Ilustrativa)

Muito cuidado na hora de tirar o leite. (Foto Ilustrativa)

O leite pode ser tirado com a ajuda de bombinhas ou pela própria mãe, com a ajuda das mãos, basta higienizá-las bem antes de realizar os movimentos de ordenha nos seios.

Leite fora da geladeira

O leite deve ser guardado nos recipientes esterilizados e com tampa. Se a mãe optar por deixar fora da geladeira, todo leite armazenado deve ser consumido pelo bebê em duas horas, se sobrar deverá ser jogado fora.

Leia mais: Benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê

Duração do leite dentro da geladeira

Se depois de retirado e colocado no recipiente, o leite for guardado na geladeira, ele poderá ser ingerido pelo bebê durante doze horas. Nesse caso, guarde o leite sempre na prateleira mais alta e nunca na porta da geladeira. Vale lembrar que se o bebê não consumir todo o leite retirado da geladeira, o alimento não poderá ser resfriado novamente.

O bebê pode tomar o leite materno armazenado na geladeira em até 12 horas. (Foto Ilustrativa)

O bebê pode tomar o leite materno armazenado na geladeira em até 12 horas. (Foto Ilustrativa)

Estocar o leite no congelador

No congelador o leite tem duração prolongada e pode ser consumido em até sete dias. Deixe o recipiente longe de alimentos cru para evitar contaminação e verifique se a temperatura do freezer está em pelo menos -10°C. Após congelado o alimento se expande, portanto, deixe alguns centímetros do recipiente livre e não se esqueça de utilizar a tampa.

Veja também:  Amamentação de gêmeos: Como fazer, dicas

Aproveite as dicas de como armazenar leite materno. Ele é muito importante na alimentação da criança durante os primeiros meses de vida, fornece inúmeros nutrientes e fortalece o sistema imunológico do bebê.

 

Top