A amamentação e os benefícios que ela traz para o bebê e a mãe

O leite materno é, sem dúvidas, o alimento mais importante nos primeiros anos de vida de uma criança. O aleitamento, porém, depende de pequenos…

Amamentação

O leite materno é, sem dúvidas, o alimento mais importante nos primeiros anos de vida de uma criança. O aleitamento, porém, depende de pequenos detalhes, como os cuidados com os seios, o tipo de sutiã e até a posição em que a criança mama.

Amamentar é um ato instintivo, e nenhuma mulher precisa aprender a “dar o peito” aos seus filho, mas as chupetas, mamadeiras e fórmulas infantis ganharam um espaço muito grande e esse saber se perdeu. O leite materno, é de longe, o melhor alimento a ser oferecido para uma criança nos seus primeiros anos de vida. Ele é mais potente que qualquer vacina, sozinho pode evitar 13% das mortes de crianças com menos de 5 anos por algumas causas passíveis de prevenção.

Uma pesquisa revelou que: o leite materno é “vivo”, ou seja, a cada mamada a composição do mesmo se modifica acompanhando assim as necessidades de cada bebê. Além de possuir proteínas e vitaminas, ele tem anticorpos, que diminuem os riscos de infecções respiratórias, diarréias, alergias, otites e previnem até as doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Não só para o bebê, mas a amamentação traz muitas vantagens para a mãe: você perde peso mais fácil, tem menos sangramento pós parto, sem contar que, muitas pesquisas feitas afirmaram que diminuem os riscos de câncer de mama em 4,3% a cada 12 meses de amamentação.

Top